Geral

Mais de 1.000 pessoas aguardam por doação de órgãos no RN

Imagem criada pela Meta IA
Neste início de setembro, um total de 1.043 pessoas aguardam na fila por órgãos no RN, como coração, rim ou córnea, por exemplo  |   BNews Natal - Divulgação Imagem criada pela Meta IA
BNews Natal

por BNews Natal

[email protected]

Publicado em 01/09/2025, às 15h44



O Rio Grande do Norte possui uma extensa fila de espera por doação de órgãos. No estado, segundo o governo, neste início de setembro um total de 1.043 pessoas aguardam por um coração, rim ou córnea, por exemplo. Os dados são da Central de Transplantes do RN, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Ao longo do mês, a campanha do Setembro Verde em prol da doação de órgãos vai reforçar junto à sociedade a importância da ação. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada 14 pessoas que manifestam interesse em doar, apenas quatro terminado doando efetivamente, sendo a recusa familiar um dos principais entraves.

A importância da doação, o diálogo em casa e o papel central da informação estiveram entre os temas da abertura da campanha do Setembro Verde da Sesap, que tem como lema "Super humanos, vidas que doam vida". O evento, realizado no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, reuniu gestores, profissionais de saúde, familiares de doadores e transplantados na manhã deste dia 1º.

"Temos que apontar os caminhos da informação correta sobre os transplantes, a doação. Precisamos que as pessoas entendam o papel da solidariedade e da empatia", pontuou o secretário Alexandre Motta.

Servidora do hospital, Maria Pimentel deu o testemunho sobre a decisão de doar os órgãos de seu filho e de conhecer, durante o evento, uma das pessoas beneficiadas pelo gesto. "Só em saber, de alguma forma, que os órgãos do meu filho estão em outras vidas, dando vida, melhorando a qualidade de vida de alguém, já é um conforto", disse ela.

Até meados de agosto, foram feitos 185 transplantes no estado, sendo um de coração, 37 de rins, 63 de medula óssea (este dado até julho) e 84 de córneas. "Nosso objetivo é que esse número cresça muito mais, pois muitas pessoas ainda aguardam", afirmou a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do RN, Rogéria Medeiros.

Além dos procedimentos de transplante, a Central e a Sesap também coordenam a captação dos órgãos junto a hospitais em todo o estado e, por vezes, o envio desses órgãos a outros locais do país, principalmente em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Civil (Sesed) e a Força Aérea Brasileira.

Pacientes aguardando órgãos no RN

  • Coração: 2
  • Medula: 22
  • Rins: 363
  • Córneas: 656

Total - 1.043

Transplantes realizados em 2025

  • Coração: 1
  • Medula óssea: 63 (dados até julho)
  • Rins: 37
  • Córneas: 84

Total: 185

Leia também

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating