Geral
por José Nilton Jr.
Publicado em 01/09/2025, às 18h17
O Jornal Nacional, principal telejornal da Globo, completa 56 anos nesta segunda-feira (1º). A data também marca uma mudança histórica: William Bonner, que esteve à frente da bancada por 29 anos e como editor-chefe por 26 anos, se despede do cargo. Ele continuará como apresentador até o dia 3 de novembro deste ano, quando César Tralli assumirá ao lado de Renata Vasconcellos.
A função de editora-chefe será assumida por Cristiana Sousa Cruz, atual editora-chefe adjunta, que trabalhou com Bonner nos últimos seis anos. Roberto Kovalick foi convidado para liderar o Jornal Hoje, enquanto Tiago Scheuer passará a apresentar o Hora Um, iniciando a cobertura diária de notícias.
De acordo com Bonner, a transição foi planejada com cuidado nos últimos cinco anos, visando reduzir suas responsabilidades executivas e garantir uma sucessão organizada. Ele destacou que a decisão também busca permitir mais tempo para a família e projetos pessoais.
William Bonner iniciou sua carreira na Globo em 1986, atuando em programas como SPTV, Jornal Hoje, Fantástico e Jornal da Globo. Em 1996, assumiu a bancada do Jornal Nacional, tornando-se editor-chefe em 1999.
Formado pela ECA-USP, Bonner começou como redator publicitário e locutor de rádio antes de se consolidar como referência do telejornalismo brasileiro.
“São 29 anos e quatro meses ligados ao JN, e 26 anos como chefe da equipe de redação. Neste período, tornei-me pai, vi meus filhos crescerem e mudei de casa, até mesmo de país. Receber o convite para integrar o Globo Repórter é uma honra imensa e sou muito grato”, disse Bonner, que passará a apresentar o programa em 2026 ao lado de Sandra Annenberg.
César Tralli afirmou se sentir privilegiado e desafiado com a nova função. “Estou na Globo há quase 33 anos e já realizei diversas matérias para o JN. Recebi o convite com alegria e tranquilidade, sabendo da responsabilidade que envolve suceder o William”, declarou.
Renata Vasconcellos, futura colega de bancada de Tralli, comemorou a oportunidade. “Após mais de uma década de colaboração incansável com William Bonner, é com enorme prazer que recebo César Tralli para esta nova fase. Trabalhar com profissionais que representam o melhor do telejornalismo brasileiro é uma grande sorte”, afirmou.
Classificação Indicativa: Livre