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Publicado em 04/06/2025, às 17h45 Redação
Desde o dia 30 de maio, aposentados e pensionistas do INSS passaram a contar com mais uma opção de atendimento presencial para contestar descontos associativos não autorizados em seus benefícios. No Rio Grande do Norte, 175 agências dos Correios estão habilitadas a prestar o serviço gratuito, cobrindo 166 municípios. Em Natal, dez agências participam da iniciativa; Parnamirim, Mossoró e Tibau do Sul contam com duas unidades cada.
A ação é resultado de uma parceria entre os Correios e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para ampliar o acesso ao serviço, especialmente entre pessoas com dificuldades de usar o aplicativo Meu INSS ou a Central 135. No total, mais de cinco mil agências dos Correios em todo o Brasil participam da operação, reforçando a presença do Governo Federal no combate a fraudes que afetam principalmente idosos.
“Queremos alcançar justamente quem mais precisa”, afirma o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. “Essa parceria garante um atendimento mais próximo e humano para quem não conseguiu resolver a situação por outros canais”.
Entre os serviços disponíveis nas agências estão:
Segurança e prevenção a golpes
O atendimento é realizado exclusivamente por profissionais treinados e ocorre apenas nas agências próprias dos Correios. Os dados dos beneficiários são tratados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo confidencialidade e rastreabilidade.
Importante: ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até sua residência para oferecer esse serviço. O atendimento legítimo é feito apenas pelos canais oficiais.
Em regiões ainda não atendidas pelas agências cadastradas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões para garantir o acesso universal ao serviço.
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