Geral
O Centro de Valorização da Vida (CVV) em Natal está com inscrições abertas para o curso gratuito de formação de novos voluntários. A iniciativa terá início no dia 13 de setembro e integra a programação do Setembro Amarelo 2025, campanha nacional de prevenção ao suicídio que completa 11 anos com o tema “Conversar pode mudar vidas”.
Com 13 encontros presenciais realizados na Universidade Potiguar (UnP), em Lagoa Nova, o curso prepara os participantes para oferecer apoio emocional, com aulas sobre escuta ativa, acolhimento, sigilo e prevenção ao suicídio.
Para participar, é necessário ter pelo menos 18 anos, disponibilidade de quatro horas semanais para atendimento, presença em reuniões mensais e nas capacitações anuais promovidas pelo CVV. As inscrições são feitas pelo site www.cvv.org.br/seja-voluntario.
O movimento nacional chega a 2025 reforçando a importância do diálogo como ferramenta de transformação. De acordo com a voluntária Eliane Soares, a escuta pode ser determinante:
“Falar alivia. Ouvir acolhe. E, muitas vezes, uma simples conversa pode ser o ponto de virada na vida de alguém. Por isso, reforçamos que ninguém precisa passar por momentos difíceis sozinho.”
O dia 10 de setembro, quando se celebra o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, marca o ponto alto da mobilização, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Durante todo o mês, ações em diferentes cidades brasileiras buscam reforçar a valorização da vida.
Com 43 anos de atuação em Natal, o CVV presta milhões de atendimentos gratuitos por ano no Brasil. Em 2024, mais de 2,7 milhões de apoios foram realizados por cerca de 3 mil voluntários espalhados em postos em todo o país.
O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, pelo telefone 188, além de chat, e-mail e pelo site www.cvv.org.br.
Classificação Indicativa: Livre