Entretenimento
por José Nilton Jr.
Publicado em 08/09/2025, às 16h08
Nesta segunda-feira (8), a Academia Brasileira de Cinema anunciou quais serão os seis longas que irão concorrer à indicação oficial do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. O anúncio do filme que representará o país acontece no dia 15 de setembro.
Foram escolhidos:
Baby, de Marcelo Caetano;
Kasa Branca, de Luciano Vidigal;
Manas, de Marianna Brennand;
O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho;
O Último Azul, de Gabriel Mascaro;
Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.
Os seis filmes foram escolhidos a partir de uma pré-lista com 16 produções brasileiras. Muitos deles já acumulam destaque em outros festivais internacionais. O Agente Secreto, por exemplo, rendeu a Kleber Mendonça Filho o prêmio de Melhor Diretor em Cannes, além de consagrar Wagner Moura como Melhor Ator.
Porém, a disputa é equilibrada. O Último Azul conquistou o Urso de Prata no Festival de Berlim. Já Oeste Outra Vez venceu o Kikito de Melhor Filme no Festival de Gramado. Títulos como Baby, Manas e Kasa Branca também acumulam prêmios internacionalmente.
Leia também
A escolha do candidato brasileiro não garante presença entre os indicados ao Oscar. Cada país escolhe um representante, mas cabe à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos definir, após triagem, os filmes que de fato disputarão a estatueta.
A cerimônia do Oscar acontece em março de 2026, em Los Angeles.
Classificação Indicativa: Livre