Cidades
Publicado em 30/04/2025, às 10h33 Dani Oliveira
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), vinculada à Prefeitura do Natal, já retirou aproximadamente 7 mil toneladas de resíduos da rede de drenagem da cidade desde o início do ano. O objetivo é melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir alagamentos nas áreas urbanas através de um plano de limpeza preventiva para o período chuvoso.
Nos últimos meses, os serviços de manutenção vêm sendo intensificados nos últimos e já alcançaram mais de 60 quilômetros de redes e ramais de galerias de águas pluviais, além de 702 bocas de lobo e 131 poços de visita. As equipes da Prefeitura atuam nos pontos considerados mais críticos das zonas Norte, Leste e Oeste da capital, com intervenções em bairros como Pajuçara, Lagoa Azul, Nossa Senhora da Apresentação, Redinha, Potengi, Igapó, Felipe Camarão, Rocas e Passo da Pátria.
Os trabalhos incluem a utilização de caminhões de sucção e hidrojato, além de robôs com sistema de vídeo, capazes de identificar obstruções nos tubos e indicar a necessidade de reparos ou a presença de ligações clandestinas. De acordo com a titular da Seinfra, Shirley Cavalcanti, a resposta da população tem sido positiva diante das melhorias observadas nos bairros atendidos. Ela citou como exemplo a redução de alagamentos após a limpeza das galerias no bairro de Pajuçara.
Além da limpeza das redes subterrâneas, o trabalho preventivo inclui a manutenção das lagoas de captação. Natal conta com 82 dessas estruturas, que auxiliam no controle das águas pluviais. Até o momento, sete lagoas já passaram por limpeza completa: São Conrado, Acaraú, Aliança, Planalto 1, Jardim Primavera, Redinha e Panatis. Os serviços estão em andamento na lagoa do Soledade, e a próxima a ser atendida será a de Cidade Nova.
A secretária Shirley Cavalcanti explicou que a seleção das lagoas segue um critério técnico, priorizando aquelas em estado mais crítico. Ela afirmou que a remoção dos resíduos acumulados contribui para a melhoria da infiltração da água, reduzindo o risco de transbordamentos.
Segundo o prefeito Paulinho Freire, os investimentos em prevenção são prioritários na atual gestão. Ele destacou que o trabalho contínuo tem permitido manter o controle das lagoas de captação mesmo em dias de chuva intensa.
Nosso foco é avançar ainda mais e garantir tranquilidade para a população, diz prefeito.
Classificação Indicativa: Livre