Cidades

Natal promove edição do programa Mulher 365 com foco no Agosto Lilás

No período da manhã, as participantes irão ter acesso a uma série de serviços - Reprodução/Internet
O foco central do programa é a realização do exame citopatológico, que pode identificar precocemente casos de câncer do colo do útero e outras lesões  |   BNews Natal - Divulgação No período da manhã, as participantes irão ter acesso a uma série de serviços - Reprodução/Internet
José Nilton Jr.

por José Nilton Jr.

Publicado em 21/08/2025, às 13h36



No próximo sábado, a Prefeitura do Natal realiza mais uma edição do programa Mulher 365. Desta vez, o foco será a saúde feminina e, com a execução de ações educativas relacionadas à campanha Agosto Lilás, de enfrentamento à violência contra as mulheres.

O atendimento acontece das 8h às 12h em sete unidades básicas de saúde (UBS) espalhadas pela capital potiguar. A ação está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Saúde e prevenção em destaque

No período da manhã, as participantes irão ter acesso a uma série de serviços, como exames citopatológicos (preventivo/papanicolau), consultas médicas, de enfermagem e nutrição, além de atendimento odontológico, vacinação e práticas integrativas de saúde (PICS).

Serão disponibilizados, ainda, testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aferição de pressão arterial e glicemia, distribuição de preservativos e palestras educativas.

A programação inclui orientações sobre como identificar sinais de violência de gênero, canais de denúncia e informações sobre serviços de acolhimento e proteção às vítimas.

Atenção especial ao câncer do colo do útero

O foco central do programa é a realização do exame citopatológico, que pode identificar de maneira precoce casos de câncer do colo do útero e outras lesões.

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o terceiro tipo mais comum entre mulheres no Brasil, com previsão de 17 mil novos casos entre os anos de 2023 e 2025.

Leia também

O exame é especialmente recomendado para mulheres entre 25 e 64 anos de idade que já tenham iniciado a vida sexual. Por isso, a ação do próximo sábado almeja ampliar o acesso ao diagnóstico, principalmente para aquelas que não conseguem comparecer às UBS durante a semana.

Onde participar posso participar? 

As unidades que estarão abertas no sábado (23), das 8h às 12h, são:

Distrito Sanitário Norte I: UBS Pompéia

Distrito Sanitário Norte II: UBS Pedra do Sino, UBS Nova Aliança e UBS Vale Dourado

Distrito Sanitário Sul: UBS Satélite

Distrito Sanitário Leste: UBS Alecrim

Distrito Sanitário Oeste: UBS Guarapes

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating