Cidades
Publicado em 25/07/2025, às 10h45 Redação
A Prefeitura de Natal sancionou, nesta sexta-feira (25), a Lei nº 7.917, que institui o Dia Municipal de Enfrentamento ao Transfeminicídio – Flávia Big Big. A data será celebrada anualmente em 8 de maio, dia em que a travesti natalense Flávia Big Big faleceu.
Nascida e criada na periferia da capital potiguar, ela morreu em 2023, aos 26 anos, em decorrência de complicações de um câncer que enfretavca.
A Lei nº 7.917, que passa a ser chamada de “Lei Flávia Big Big de Enfrentamento ao Transfeminicídio”, é resultado de um projeto de autoria da vereadora Thabatta Pimenta (PSOL) e foi aprovada pela Câmara Municipal de Natal em junho deste ano.
Com a inclusão da data no calendário oficial de eventos do município, a legislação prevê a realização de campanhas de conscientização, prevenção e combate à violência contra pessoas trans e travestis, além de seminários, audiências públicas, palestras e outras atividades educativas.
A proposta também busca promover a divulgação de dados e estatísticas sobre a violência contra a população transgênero, bem como incentivar a formação e capacitação de servidores públicos para o atendimento adequado e humanizado às pessoas trans e travestis.
Flávia Big Big, natural de Natal, conquistou cerca de 250 mil seguidores em apenas uma de suas redes sociais. Ela começou a se destacar na internet em 2021, reunindo uma comunidade fiel que acompanhava seu trabalho marcado pelo humor e pela criatividade.
Em 2023, aos 26 anos, Flávia foi diagnosticada com linfoma. Durante o tratamento, realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), compartilhou com seus seguidores detalhes da luta contra a doença. No dia 8 de maio, faleceu em decorrência de complicações do quadro clínico.
Classificação Indicativa: Livre