Cidades
Publicado em 01/06/2025, às 13h03 Redação
A educação do município de Extremoz, no Rio Grande do Norte, ganhou projeção nacional esta semana, graças a uma iniciativa que está revolucionando a forma como estudantes se relacionam com a escola. Trata-se do projeto “#TerritóriosConectados”, que utiliza tecnologias de informação e comunicação como suporte pedagógico. A experiência bem-sucedida da Escola Municipal Antônio Fabrício Caridade, na zona rural, foi destaque no canal oficial do UNICEF Brasil, mostrando como o acesso à conectividade é uma ferramenta poderosa para auxiliar na aprendizagem e transformação social.
A iniciativa reconectar alunos à escola por meio de algo que já faz parte do seu cotidiano: a internet e os dispositivos móveis. Em Extremoz, o projeto ganhou vida própria, em uma jornada de redescoberta da educação, engajando estudantes, professores e famílias.
Entre os resultados já alcançados está a criação do livro digital “Extremoz de Mil Histórias”, uma produção coletiva acadêmica, que resgata a memória do município através de pesquisa e produção dos próprios alunos. No livro, a cidade é quem narra sua história, criando um elo afetivo e pedagógico entre os jovens e sua identidade local.
Conectando tecnologia e afeto
A estudante do 9º ano, Sarah Silva, 17 anos, revela que a experiência mudou sua relação com os estudos. Após anos de desinteresse, ela confessa que encontrou na nova escola, e especialmente no projeto, o estímulo que faltava: “Hoje eu tenho prazer em estudar. O “Territórios Conectados” me ajudou a entender que a tecnologia pode estar a favor da escola e do meu futuro”.
Aluna empolgada, família feliz. A mudança de Sarah foi sentida em casa, como relata a mãe, Priscila Rocha: “Ela agora estuda por conta própria, participa, está envolvida. Isso nunca tinha acontecido antes. É um alívio para nós, pais, ver esse crescimento”.
Elizama da Silva, 15 anos, e Otoniel Rodrigues, 14, são outros dois estudantes que, também, compartilham da mesma empolgação. Para eles, o projeto quebrou barreiras, abriu portas e expandiu horizontes. “A gente saiu de uma bolha e descobriu que pode usar a tecnologia de forma inteligente, para crescer e sonhar mais alto”, resume Elizama.
Mudança que também para os educadores
O impacto não se limita aos alunos. Professores e gestores também estão entusiasmados. A coordenadora pedagógica Janaína Ramalho, com mais de 30 anos de docência, diz ter reencontrado o encanto de ensinar: “Eu estava contando os dias para a aposentadoria. Hoje, redescobri o prazer de estar em sala de aula. Ensinar voltou a ser um processo vivo, cheio de possibilidades”.
O diretor Charles Gadelha reforça o valor da iniciativa: “O projeto deu um novo propósito à escola. Antes desmotivados, os alunos agora passaram a ser protagonistas. Passamos a refletir mais sobre o nosso papel e como podemos ser melhores como instituição”.
Reconhecimento e expansão
No último mês de maio, representantes da Escola Antônio Fabrício Caridade participaram de um novo ciclo formativo do “#TerritóriosConectados”, realizado em Natal. A ideia agora é ampliar a visibilidade do livro digital para transformá-lo em um site interativo, com recursos como gamificação, fortalecendo ainda mais a cultura digital dos estudantes.
Para Nayane Ramalho, auxiliar de coordenação, “a capacitação é essencial para nos mantermos atualizados, porque a escola precisa acompanhar a linguagem dessa nova geração, que é digital, conectada e rápida”.
Sobre o projeto
*Territórios Conectados* é uma iniciativa do UNICEF e tem como objetivo garantir que toda criança esteja na escola, aprendendo e com acesso à conectividade de qualidade. Desde 2021, o projeto atua em estados como RN, CE, PE, MA e RR, sempre com foco na inclusão digital, inovação pedagógica e fortalecimento das redes escolares e em parceria com organizações locais.
Em Extremoz, o compromisso da gestão municipal, através da Prefeita Jussara Sales, com a educação pública de qualidade, inclusiva, moderna e sensível às realidades do presente, é ingrediente indispensável e fundamental para esse sucesso atual do projeto.
Classificação Indicativa: Livre