Cidades
Publicado em 28/07/2025, às 13h28 BNews Natal
Cerca de 140 mulheres privadas de liberdade e 16 profissionais que atuam no Complexo Penal Dr. João Chaves, em Natal, foram imunizados contra a gripe nesta sexta-feira (25). A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Núcleo de Saúde Prisional e do Distrito Sanitário Norte II, ligados ao Departamento de Atenção Básica (DAB).
A campanha de vacinação aplicou a dose trivalente da influenza, que protege contra os vírus da gripe B, H1N1 e H3N2. O imunizante é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e mortes decorrentes da doença, contribuindo para a redução de riscos em ambientes fechados como o sistema prisional.
De acordo com Juliana Freire Correia, técnica de referência do Núcleo de Saúde Prisional, a iniciativa vai além da proteção individual. “A importância da ação é justamente reforçar a prevenção de doenças entre as detentas e seus familiares, que podem ser contaminados durante as visitas", explicou.
Homens também foram vacinados
Antes da campanha no presídio feminino, a equipe da SMS já havia realizado vacinação na Cadeia Pública de Natal (CPN) Raimundo Nonato, onde foram aplicadas doses em cerca de 450 homens privados de liberdade e 25 profissionais do sistema.
A vacinação no sistema prisional é considerada estratégica por envolver grupos em situação de vulnerabilidade e com maior risco de contágio coletivo. A SMS reforça que ações como essa fazem parte da política municipal de atenção básica, com foco na promoção da saúde em todos os territórios da capital.
Classificação Indicativa: Livre