Cidades

Prefeitura do Natal realiza mais uma edição do "Mulher 365" com exames e serviços gratuitos

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais comum entre mulheres no Brasil - Reprodução/Internet
A iniciativa é executada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Durante a ação, serão ofertados serviços como exame preventivo  |   BNews Natal - Divulgação De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais comum entre mulheres no Brasil - Reprodução/Internet

Publicado em 25/07/2025, às 13h25   Júnior Teixeira



A Prefeitura do Natal realiza, neste sábado (26), a partir das 8h, mais uma edição do programa "Mulher 365", visando a promoção da saúde feminina. A ação acontece em seis unidades de saúde da capital potiguar. Na ocasião, serão realizados diversos atendimentos gratuitos. 

A iniciativa é executada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Durante a ação, serão ofertados serviços como exame preventivo que detecta o câncer do colo do útero. 

O citopatológico (ou papanicolau) será o principal serviço ofertado. Indicado para mulheres entre 25 e 64 anos de idade, esse exame é fundamental para o diagnóstico precoce de lesões no colo do útero, aumentando as chances de tratamento e cura.

Além do preventivo, a população contará com:

Consultas médicas e de enfermagem

Atendimento nutricional

Vacinação

Testes para ISTs

Distribuição de preservativos

Palestras educativas

Aferição de pressão e glicemia

Atendimentos odontológicos

Práticas integrativas e complementares em saúde (PICS)

Mulher 365

A iniciativa tem como objetivo abrir as unidades de saúde um sábado por mês, facilitando o acesso de quem não pode comparecer durante a semana.

Onde serão realizados os atendimentos? 

Neste sábado (26), os atendimentos acontecem nas seguintes unidades - 

Distrito Norte I – UBS Nordelândia

Distrito Norte II – UBS Soledade II

Distrito Sul – UBS Pirangi

Distrito Leste – UBS Guarita (atendimento será realizado na Escola Estadual Stella Gonçalves – Rua Ver. Pereira Pinto, 126, Alecrim)

Distrito Oeste – UBS Dix-Sept Rosado e UBS Felipe Camarão III

Câncer do colo do útero

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais comum entre mulheres no Brasil.

É estimado que que cerca de 17 mil novos casos sejam registrados por ano entre 2023 e 2025.

A principal causa é a infecção persistente pelo vírus HPV, mas o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura.

Leia também

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating