Cidades

Colapso no Centro de Tratamento de Queimados do RN: “Uma situação de guerra”

Secretário de Saúde promete nova prestadora em 45 dias, mas situação atual é crítica com déficit de profissionais. - Divulgação
Pacientes do Centro de Queimados estão sendo atendidos em corredores improvisados enquanto aguardam nova contratação de empresa para obras  |   BNews Natal - Divulgação Secretário de Saúde promete nova prestadora em 45 dias, mas situação atual é crítica com déficit de profissionais. - Divulgação
Dani Oliveira

por Dani Oliveira

[email protected]

Publicado em 22/08/2025, às 09h55



A situação no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Walfredo Gurgel foi descrita como “uma situação de guerra” pelo coordenador da unidade, Marco Almeida.

Atualmente, os pacientes estão sendo atendidos em um corredor improvisado, consequência direta da reforma iniciada em agosto do ano passado e interrompida pouco tempo depois.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, a paralisação aconteceu porque a empresa responsável descumpriu cláusulas do contrato, o que resultou em distrato.

Entrada Centro de Tratamento de Queimado do RN.
Entrada Centro de Tratamento de Queimado do RN.

Qual o prazo para resolução do problema?

A Secretaria pretende contratar uma nova prestadora dentro de 45 dias, por meio de dispensa de licitação. Além da falta de espaço adequado, o número reduzido de profissionais agrava o problema.

“É uma situação de guerra, extremamente delicada e nunca antes vista, onde a gente precisa se virar com o que tem. Os pacientes ficam em um corredor, em leitos de enfermaria, que não são adequados. O ideal é que o atendimento aconteça em um local fechado, mas nós não temos onde fazer nosso ambulatório nem a reabilitação”, afirmou Marco Almeida.

Imagem do corredor em obras do Centro de Queimados no Walfredo Gurgel.
Imagem do corredor em obras do Centro de Queimados no Walfredo Gurgel.

O secretário Alexandre Motta explicou que a empresa vencedora da licitação descumpriu prazos estabelecidos e, por isso, foi preciso encerrar o contrato. Ainda não há previsão para retomada efetiva das obras, mas a Sesap trabalha para garantir a contratação emergencial de uma nova construtora em um mês e meio, sem necessidade de novo processo licitatório.

No dia 15 de abril demos entrada em um processo interno para a dispensa de licitação. Esse trâmite ocorreu e a dispensa foi assinada na última quarta-feira (20) com a perspectiva de uma nova contratação em aproximadamente 45 dias. O passo seguinte vai ser a obra em si, porque parte dos recursos, vindos de emendas, já estão alocados”, pontuou Motta.

O que diz o hospital sobre o déficit de profissionais

Sobre o déficit de profissionais, o secretário destacou que a Sesap está finalizando um concurso para incorporar 2 mil servidores de nível médio, parte deles direcionados ao hospital.

Paciente sendo atendido no centro de Queimados.
Paciente sendo atendido no centro de Queimados.

A falta de profissionais está presente em todos os hospitais da rede e também em outros setores do Walfredo. Não sei precisar de quanto é a vacância no CTQ, mas o Conselho Regional de Enfermagem vai se juntar à Sesap para fazer esse dimensionamento e a gente espera resolver essa questão o mais breve possível”, completou.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating