Política

PT reúne aliados, lança movimento e fortalece pré-candidatura de Cadu Xavier no RN

Cerca de mil pessoas participaram do lançamento do movimento em Mossoró, reunindo forças progressistas em torno das pré-candidaturas de Cadu e Fátima  |  Foto: PT Assessoria/Reprodução

Publicado em 01/10/2025, às 13h45   Foto: PT Assessoria/Reprodução   Giovana Gurgel

O PT do Rio Grande do Norte lançou, em Mossoró, o “Movimento Popular e Democrático”, em um ato que reuniu cerca de 1 mil pessoas no Hotel Vila Oeste no último sábado, 27.

O encontro marcou a unidade da esquerda em torno das pré-candidaturas de Cadu Xavier (PT) ao Governo do Estado e da governadora Fátima Bezerra (PT), que busca a reeleição em 2026.

Movimento busca ampliar apoio popular

Além da participação presencial de lideranças, foi lançado um manifesto que já está disponível para assinatura online no site movpopulardemocraticorn.com.br.

O documento reúne realizações da gestão Fátima Bezerra e convoca a sociedade a “fortalecer o projeto iniciado em 2018, que devolveu ao Estado capacidade de governar com transparência e compromisso social.”

Estiveram no ato representantes de sete partidos aliados (MDB, PSB, PCdoB, PV, PDT, Rede e Cidadania) além de movimentos sociais de diferentes regiões do Rio Grande do Norte.

A presidente estadual do PT, vereadora Samanda Alves, destacou que o movimento nasce para “fortalecer o time de Lula no Estado e reunir forças progressistas em defesa da democracia e dos direitos do povo.”

Samanda ainda ressaltou que a união das legendas representa um recado contra o retrocesso.

“A nossa unidade, dos partidos e dos movimentos aqui presentes, é a maior ameaça para quem quer manter o povo longe do poder”, declarou.

Lideranças reforçam unidade em torno de Cadu

O deputado federal Fernando Mineiro destacou que a mobilização popular teve papel decisivo no cenário nacional, citando a rejeição da PEC da Blindagem no Senado e a freada à anistia de condenados pelos atos de 8 de janeiro.

“A questão é a política, é enfrentar o retrocesso, o autoritarismo, o preconceito, o machismo, o entreguismo”, afirmou.

Já a deputada estadual Isolda Dantas exaltou a pré-candidatura de Cadu Xavier, dizendo que o desafio de manter o RN no “trilho certo” estará em suas mãos.

O líder do governo Fátima na Assembleia, Francisco do PT, também ressaltou a importância do combate à desinformação e defendeu que Cadu é quem está preparado para dar continuidade ao projeto político iniciado por Fátima.

A vereadora natalense Brisa Bracchi, por sua vez, afirmou que a presença popular massiva no ato simboliza “o grito de um povo que não aceita retrocesso e segue firme com o projeto que transforma o Brasil.”

Cadu Xavier e aliados projetam eleições de 2026

Em seu discurso, Cadu Xavier, atual secretário estadual de Fazenda, destacou o caráter plural do encontro e afirmou que “é tempo de unir forças, reafirmar compromissos e seguir na luta por um país mais justo.”

Ele definiu o evento como um marco simbólico da unidade política que elegeu e reelegeu Fátima Bezerra e que agora se prepara para 2026.

Um dos principais articuladores do governo, o secretário estadual de Gestão e Projetos Especiais, Adriano Gadelha, avaliou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será peça-chave para consolidar a candidatura de Cadu no Rio Grande do Norte.

Segundo ele, a eleição estadual estará diretamente ligada ao cenário nacional e à escolha de campos políticos.

“Você está com Lula ou você está com Bolsonaro? Esse é o debate que vai fazer a sociedade”, disse.

Para Gadelha, o diferencial de Cadu é representar o mesmo projeto de Lula e Fátima. Ele afirmou ainda que a disputa de 2026 deverá girar em torno de temas como economia, emprego e programas sociais.

“Nós vamos fazer o debate daqueles que tiraram o País do mapa da fome e daqueles que deixaram o País pior”, declarou.

Classificação Indicativa: Livre


TagsRio grande do norteDemocraciaTransparênciaMossoróFátima bezerraLulaBolsonaroPtCompromissoDireitosCadu xavierIsolda dantasEleições 2026EsquerdaFernando mineiroPartidosUnidadeMobilizaçãoMovimento popular