Política
Publicado em 02/08/2025, às 15h03 Com 50% de desaprovação, Lula enfrenta desafios significativos em sua gestão - Ricardo Stuckert Gabi Fernandes
A reprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece alta, atingindo 40%, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (2). A expectativa era de ganhos de imagem imediatos no embate com Donald Trump, porém, não se concretizou.
O levantamento foi realizado entre os dias 29 e 30 de julho com 2.004 eleitores em 130 cidades brasileiras. Desde o início do imbróglio, Lula tem adotado um discurso duro, defendendo a soberania nacional e criticando os que tentam interferir em processos do Judiciário brasileiro.
A avaliação "ruim/péssimo" se manteve estável, enquanto o índice de "ótimo/bom" teve leve oscilação, passando de 28% para 29%. A avaliação como “regular” caiu de 31% para 29%, e 1% dos entrevistados preferiu não opinar.
Nível social
O levantamento também mostra que Lula enfrenta maior desaprovação entre eleitores de classe média baixa (62%), das camadas mais ricas (57%), do eleitorado evangélico (55%), da região Sul (51%), entre os mais escolarizados (49%) e entre pessoas de 35 a 44 anos (48%).
A pesquisa também apurou que 50% dos eleitores desaprovam diretamente o desempenho de Lula à frente do Executivo Federal, enquanto 46% o aprovam, mantendo os índices praticamente estáveis em relação ao levantamento anterior, divulgado em junho.
Pré-candidatura de Rogério Marinho, ao governo do RN, ganha força no Agreste, Trairí e Potengi