Política

Lula anuncia criação de comitê com empresários após tarifa de 50% anunciada por Trump

A fala de Lula acontece um dia após Donald Trump anunciar que irá impor uma tarifa de 50% sobre todos produtos brasileiros exportados para os EUA  |  Lula ainda disse que o Brasil está avaliando se irá recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 10/07/2025, às 16h42   Lula ainda disse que o Brasil está avaliando se irá recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) - Marcelo Camargo/Agência Brasil   BNews Natal

Foi afirmado pelo presidente Lula (PT) que o governo brasileiro irá criar um comitê juntamente com empresários do país para que seja "repensada" a política comercial do Brasil com os Estados Unidos. A declaração foi dada durante uma entrevista para o Jornal da Record nesta quinta-feira (10). 

A fala de Lula acontece um dia após Donald Trump, atual presidente dos EUA, anunciar que irá impor, a partir do dia 1º de agosto, uma tarifa de 50% sobre todos produtos brasileiros que são exportados para os Estados Unidos. 

“Vamos criar um comitê, e os empresários vão participar, que a gente vai acompanhar dia a dia para repensar a política comercial com os Estados Unidos”, disse o presidente Lula.

Nesta quinta-feira (10), os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) estão reunidos para discutir os impactos da medida anunciada pelos Estados Unidos.

O objetivo é definir as estratégias de resposta do governo brasileiro.

"Vamos cobrar 50% dele"

Lula ainda disse que o Brasil está avaliando se irá recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC), além de aplicar medidas previstas na Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Congresso Nacional.

leia também

Esquerda reage à medida de Trump e cobra resposta do governo brasileiro

Haddad diz que tarifas de Trump são "golpe contra o Brasil" e critica ação de extremistas

Tarifa de 50% dos EUA a produtos brasileiros gera críticas e apelos por diplomacia entre entidades do setor produtivo

Para Fátima, o "Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cometeu um ato de terrorismo"

Presidentes do Congresso Nacional convocam reunião de emergência para reagir contra Trump

“Temos vários caminhos. Podemos recorrer à OMC, propor investigações internacionais, cobrar explicações. Mas o principal é a Lei da Reciprocidade. Se ele cobrar 50% da gente, a gente vai cobrar 50% dele”, afirmou.

Anuncio de Donald Trump

O anúncio de Trump foi acompanhado de críticas à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente na condução do processo que tem como réu o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Trump disse que o julgamento de Bolsonaro é como uma “caça às bruxas” e citou que o Brasil tem adotado medidas de censura contra empresas de tecnologia dos Estados Unidos.

Resposta do presidente Lula

Em resposta, Lula publicou uma nota nas redes sociais reforçando que o Brasil “é um país soberano com instituições independentes” e que “qualquer aumento unilateral de tarifas será respondido à luz da Lei de Reciprocidade Econômica”.

O presidente também disse que não aceitará ameaças externas e que o julgamento de Bolsonaro é competência exclusiva do STF.

Classificação Indicativa: Livre


TagsEstados unidosDonald trumpTarifaExportaçãoPresidente lulaTaxaçãoProdutos brasileiros