Política

Cármen Lúcia dá voto decisivo e STF forma maioria para condenar Bolsonaro por tentativa de golpe

Por outro lado, o ministro Luiz Fux se manifestou pela absolvição de Bolsonaro. O resultado, no entanto, já não pode mais ser revertido  |  Ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro - Rosinei Coutinho/STF

Publicado em 11/09/2025, às 15h45   Ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro - Rosinei Coutinho/STF   José Nilton Jr.

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quinta-feira (11) pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de mais sete réus acusados de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022.

Com o posicionamento da magistrada, o placar ficou em 3 a 1 pela condenação, formando maioria na Corte.

Leia também

Maioria consolidada

O julgamento, que está sendo conduzido pela Primeira Turma do STF, já conta com os votos dos ministros Alexandre de Moraes, que é o relator do caso, e Flávio Dino pela condenação.

Por outro lado, o ministro Luiz Fux se manifestou pela absolvição de Bolsonaro. O resultado, no entanto, já não pode mais ser revertido quanto à definição da culpa dos acusados.

Próximos passos

Ainda falta o voto do ministro Cristiano Zanin para encerrar a análise. Após a conclusão, os magistrados irão discutir as penas que deverão ser aplicadas.

Classificação Indicativa: Livre


TagsJair bolsonaroTrama golpistaJulgamentoRéusCármen lúciaEx-presidenteCondenado