Negócios

Após 18 meses de alta, preço do café moído cai em julho; dados foram divulgados pelo IBGE

Mesmo o valor caindo, o café acumula um aumento de 41,46% em 2025 e de 70,51 nos últimos 12 meses. A queda no preço foi apontada pelo IPCA  |  A inflação no mesmo período da queda no valor do café foi de 0,26% - Reprodução/Internet

Publicado em 12/08/2025, às 14h52   A inflação no mesmo período da queda no valor do café foi de 0,26% - Reprodução/Internet   José Nilton Jr.

De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi registrada, após 18 meses, uma queda no valor do café moído. Os números são referentes ao mês de julho deste ano. 

De acordo com os dados, foi registrada uma queda de 1,01% em relação ao preço do produto, que chegou a acumular uma alta de 99,46%. 

A queda no preço foi apontada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A inflação no mesmo período da queda no valor do café foi de 0,26%. Mesmo o valor caindo, o café acumula um aumento de 41,46% em 2025 e de 70,51 nos últimos 12 meses. 

O resultado descontinua uma escalada observada nos preços que vinha pressionando o bolso do consumidor. O fato estava sendo influenciado por questões, como: combinação de fatores climáticos e aumento da demanda global, especialmente pela China, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).

Colheita e impacto no mercado

Segundo Fernando Golnçalves, gerente da pesquisa do IBGE, a queda obervada no mês de julho está diretamente ligada à safra, e não às tarifas de 50% impostas por Donald Trump sobre produtos brasileiros. As tarifas começaram a valer no dia 6 de agosto. 

De acordo com Gonçalves, em julho, a colheita já estava em andamento. Isso acabou ampliando a oferta de grãos no mercado, além de ter reduzido a pressão sobre os preços. “Com mais café disponível, a tendência é de redução no valor pago pelo consumidor”, afirmou.

Leia também

Ele ainda alega que essa mesma lógica pode acontecer novamente caso os produtores não encontrem outros mercados para substituir o norte-americano, levando a um excedente de produto e queda adicional nos preços.

Classificação Indicativa: Livre


TagsInflaçãoCaféPreçoQuedaDonald trumpTarifaçoEconomia brasileira