Geral
Publicado em 29/09/2025, às 13h56 Até o momento, o Banco Central ainda não se pronunciou de maneira oficial sobre as causas da pane no sistema - Bruno Peres/Agência Brasil José Nilton Jr.
Nesta segunda-feira (29), o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, o Pix, apresentou instabilidades em seu funcionamento, afetando usuários em todo o Brasil. Relatos de internautas nas redes sociais apontam que as falhas começaram por volta das 11h da manhã de hoje, atingindo diferentes instituições financeiras.
De acordo com o site DownDetector, que monitora serviços online, o número de queixas disparou às 11h30, quando foram registradas quase 8.500 ocorrências.
A plataforma ainda identificou aumento de reclamações em relação a pelo menos cinco bancos, reforçando que o problema não se restringe a uma única instituição.
Nas redes sociais, alguns internautas relataram as dificuldades enfrentadas em plataformas de e-commerce, como o Mercado Pago.
"Estou tentando realizar um pagamento, mas está acontecendo um erro. O problema é ligado ao Banco Central", escreveu um usuário no X.
Até o momento, o Banco Central ainda não se pronunciou de maneira oficial sobre as causas da pane no sistema, que já se consolidou como a principal ferramenta de transferências e pagamentos digitais no Brasil.
Leia também