Geral

MEC e Capes oferecem mais de 7 mil vagas gratuitas em mestrados e doutorados para professores da rede pública

As atividades serão oferecidas por uma rede nacional de universidades públicas reconhecidas pela excelência na formação de professores  |  Do total de vagas, 7.584 oportunidades são para mestrados e 228 para doutorados - Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 12/09/2025, às 17h25   Do total de vagas, 7.584 oportunidades são para mestrados e 228 para doutorados - Arquivo/Agência Brasil   José Nilton Jr.

O Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriram 7.800 vagas gratuitas para cursos de mestrado e doutorado profissionais. As oportunidades são destinadas à educadores da rede pública de ensino básico.

Do total de vagas, 7.584 oportunidades são para mestrados e 228 para doutorados, com aulas presenciais e híbridas. Confira o edital clicando aqui

A iniciativa integra o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para a Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB), que faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado pelo MEC em janeiro de 2025 para valorizar e aprimorar a formação dos docentes.

Áreas

Foram divulgados editais para dez mestrados profissionais e um doutorado, nas áreas de:

Biologia; Física; Matemática; Química; Sociologia; Filosofia; Artes; Letras; Educação inclusiva; História (também com doutorado profissional)

Leia também

Inscrições

Os prazos variam de acordo com cada programa:

Biologia, Física, Matemática e Química: inscrições terminam ainda em setembro.

Sociologia, Filosofia, Artes, Letras, Educação Inclusiva e História (mestrado): inscrições podem ser feitas até outubro.

História (doutorado): inscrições até novembro.

Embora os cursos sejam gratuitos, alguns editais preveem taxa de inscrição no processo seletivo.

Formação de professores

As atividades serão oferecidas por uma rede nacional de universidades públicas reconhecidas pela excelência na formação docente.

O ProEB também conta com apoio de sociedades científicas como a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Classificação Indicativa: Livre


TagsEnsinoProfessoresMecFormaçãoCapesMestradoDoutoradoRede Pública