Geral
Publicado em 07/07/2025, às 19h10 Mais de 1.500 municípios e 22 estados aderem à CNU dos Professores - Reprodução BNews Natal
O Ministério da Educação (MEC) informou nesta segunda-feira, 7 de julho, que 1.508 redes de ensino municipais e 22 estaduais aderiram à Prova Nacional Docente (PND). A adesão representa 81,48% dos estados brasileiros.
Entre os que já confirmaram participação estão os seguintes estados: Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
A aplicação da prova será realizada em 26 de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As inscrições estarão abertas de 14 a 25 de julho. O procedimento será feito exclusivamente pelo Sistema PND, utilizando CPF, data de nascimento, e-mail e número de telefone fixo e/ou celular válidos.
A lista preliminar com os municípios que manifestaram interesse em participar da PND já está disponível, segundo o MEC.
Em publicação nas redes sociais, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a iniciativa representa uma oportunidade para que professores ingressem nas redes públicas de ensino em todo o país.
Segundo ele, trata-se de uma prova nacional que funcionará como etapa de pré-seleção para os processos seletivos destinados a docentes da educação básica no Brasil.
Além de incentivar a realização de concursos públicos e ampliar o número de professores efetivos nas redes de ensino, a Prova Nacional Docente também visa fortalecer a formulação e a avaliação de políticas públicas voltadas à formação inicial e continuada de professores.
“Precisamos criar uma cultura, nesse país, de reconhecer e valorizar a principal profissão, que é ser professor”, destacou o ministro.
[IMAGENS] Professor que sugeriu “guilhotina” contra família de Roberto Justus já foi secretário do MEC; entenda o caso
MEC publica edital do Prouni do 2º semestre; saiba como se inscrever
Enem 2025: período de inscrições está chegando ao fim; veja datas e novidades