Geral
Publicado em 09/07/2025, às 16h06 Foto: Fabio Duarte BNews Natal
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) autorizou nesta quarta-feira (9) o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a licitar as obras de duplicação da BR-304. O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante audiência com a governadora Fátima Bezerra, em Natal.
Segundo o ministro, o edital de contratação será publicado ainda em julho. “O órgão ambiental do Estado está garantindo a anuência ambiental para que a licitação ocorra neste mês. O Rio Grande do Norte teve a BR-101 duplicada e, logo, terá também a BR-304”, afirmou.
A duplicação terá duas frentes de trabalho: uma partindo da Reta Tabajara, em Macaíba, e outra de Mossoró em direção à capital. O projeto integra o Novo PAC e é tratado como prioridade pelo governo estadual.
Trechos e importância econômica
O primeiro lote a ser licitado terá 38,1 quilômetros entre a Reta Tabajara e Riachuelo. O segundo prevê 57,6 quilômetros, de Mossoró a Assu.
A BR-304 cruza o Rio Grande do Norte de leste a oeste, conectando Natal ao Ceará e a todas as regiões do Estado. A rodovia é estratégica para o transporte de pessoas e mercadorias e para o desenvolvimento econômico potiguar.
A governadora Fátima Bezerra agradeceu ao governo federal e classificou a duplicação como essencial: “É uma estrada fundamental para nossa economia e nosso povo”. O vice-governador Walter Alves também celebrou: “Esta obra ficará marcada no presente e no futuro do Rio Grande do Norte.”