Geral
Publicado em 30/09/2025, às 14h13 Para poder participar da capacitação, os detentos precisam ser selecionados pela Comissão Técnica de Classificação (CTC) - Divulgação/SEAP José Nilton Jr.
Cerca de vinte internos da Cadeia Pública de Caraúbas começaram, nesta semana, a participar de uma capacitação de Mecânica em Refrigeração, ofertada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), juntamente com a Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).
O curso tem uma carga horária de 160 horas/aula e tem como objetivo preparar os participantes para atuar na instalação, diagnóstico e manutenção de aparelhos de ar-condicionado do tipo split.
Além disso, os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas de troca de gás, substituição de componentes, soldagem de tubos e montagem elétrica.
Para poder participar da capacitação, os detentos precisam ser selecionados pela Comissão Técnica de Classificação (CTC). Eles também precisam ter um bom comportamento e demonstrar aptidão para o aprendizado.
Leia também
As aulas são realizadas em uma sala nova, viabilizada pela Vara de Execuções Penais de Mossoró.
O diretor da unidade, Leandro Brilhante, afirmou que todas as atividades são acompanhadas pela Polícia Penal, garantindo disciplina e segurança durante o processo de ensino.
Segundo informado pelo secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi, a iniciativa tem como meta inicial a formação de 1.325 detentos em diferentes áreas profissionais.
“Essa iniciativa capacita para o mercado de trabalho e traz uma nova chance de futuro”, ressaltou.
O curso integra o programa Rede Trabalho Decente no Sistema Prisional, lançado em 2024 pelo MPT, SENAI e SEAP.
Além da refrigeração, também são ofertadas capacitações em áreas como pintura, instalação elétrica, encanamento, panificação, confeitaria e costura industrial.