Geral
Publicado em 24/09/2025, às 13h04 Reprodução/Freepik Giovana Gurgel
A greve nacional dos controladores de voo, que estava marcada para os dias 24, 26 e 30 de setembro e 2 de outubro, foi suspensa. A decisão ocorreu depois de audiência de conciliação realizada nesta segunda-feira (22) no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.
O encontro, conduzido pelo vice-presidente do TST, ministro Mauricio Godinho Delgado, reuniu representantes da NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S.A. e do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV).
A empresa apresentou o Plano de Cargos e Salários, que estava em análise na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), e anunciou reajuste na tabela de coparticipação do plano de saúde.
Segundo a categoria, esses compromissos foram determinantes para que a assembleia aprovasse a suspensão da paralisação.
Sindicato e empresa decidiram criar uma comissão paritária para reavaliar o Plano de Cargos e Salários, sem prejuízo da aplicação imediata da proposta. Também ficou definido que o próximo acordo coletivo poderá ser negociado com o apoio do TST.
“O diálogo aberto é essencial para alcançar soluções duradouras. O Tribunal seguirá à disposição das partes”, afirmou o ministro Mauricio Godinho Delgado.
A audiência contou ainda com a participação de magistrados do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cejusc/TST), que acompanharam o processo de mediação.
Classificação Indicativa: Livre