Geral

Carro pesa mais no bolso do brasileiro do que comida em casa, revela estudo

Pesquisa revela que veículos representam 12% do orçamento familiar, superando gastos com alimentação e bebidas  |  Reprodução/Freepik

Publicado em 15/09/2025, às 13h15   Reprodução/Freepik   Giovana Gurgel

Veículos próprios já representam cerca de 12% do orçamento familiar, ultrapassando as despesas com alimentação e bebidas no domicílio, segundo a pesquisa IPC Maps. O levantamento mostra que, até o final de 2025, o setor automotivo movimentará R$ 885,8 bilhões, valor 11,8% maior do que os R$ 792,2 bilhões de 2024.

A alta no consumo reflete um comportamento crescente nos últimos cinco anos. Em comparação, alimentação e bebidas consumidas em casa somam R$ 780,5 bilhões, ou 10,3% do orçamento doméstico.

Para Marcos Pazzini, responsável pelo estudo, a mudança é resultado do aumento da demanda por transportes via aplicativos e deliveries, tanto para consumidores quanto para trabalhadores, desde o início da pandemia.

No cálculo estão incluídos gastos com combustíveis, consertos, estacionamentos, óleos, acessórios, pneus, lavagens, além da compra de veículos.

Leia também:


São Paulo lidera gastos com veículos

Entre os estados, São Paulo ocupa o topo do ranking nacional, respondendo por R$ 236,8 bilhões das despesas familiares com veículos próprios. Minas Gerais aparece em seguida, com R$ 90,1 bilhões, enquanto Paraná e Rio de Janeiro registram R$ 73,1 bilhões e R$ 62,4 bilhões, respectivamente.

O crescimento também acompanha a expansão da frota nacional. De pouco mais de 121 milhões de veículos em 2024, o país deve alcançar cerca de 126,4 milhões até o fim deste ano, incluindo automóveis, ônibus, caminhões e motocicletas.

Essa evolução impacta diretamente o mercado, ampliando a necessidade de serviços de reparação e comércio automotivo.


Mais empresas no setor automotivo

Entre 2024 e 2025, o Brasil registrou um aumento de 3,8% no número de estabelecimentos ligados ao setor, chegando a 1.021.007 empresas. O avanço foi puxado, principalmente, pelas Empresas de Pequeno Porte, que sozinhas abriram 11.646 novas unidades, representando crescimento de 26,3% no cenário empresarial nacional.

A expansão confirma o peso crescente do setor automotivo na economia e reforça a mudança no perfil do consumo das famílias brasileiras.


Sobre o IPC Maps

O estudo, publicado anualmente pela IPC Marketing Editora, detalha o potencial de consumo nacional com base em dados oficiais e metodologias exclusivas.

Reconhecido como único em sua categoria, o IPC Maps oferece informações por município, classes sociais e setores da economia, permitindo comparativos entre cidades, regiões e estados, além de análises históricas de consumo em diferentes áreas.

Classificação Indicativa: Livre


TagsPesquisaConsumoBebidasVeículosRio de janeiroEmpresasSão pauloTransporteParanáOrçamentoMinas geraisGastosPandemiaSetorAplicativosAlimentaçãoDemandaFrotaIpc mapsAutomotivo