Geral
Publicado em 08/10/2025, às 17h48 O menu de coquetéis, que é renovado constantemente, combina técnicas da mixologia japonesa com ingredientes e referências brasileiras - Reprodução/Internet José Nilton Jr.
O Tan Tan, bar localizado em Pinheiros, São Paulo, foi o único representante do Brasil entre os 50 melhores bares do mundo neste ano de 2025, de acordo com o prestigiado ranking The World’s 50 Best Bars, que foi divulgado nesta quarta-feira (8). O estabelecimento ficou na 24ª posição, subindo sete lugares em relação ao ano passado, quando ocupou o 31º lugar.
Sob o comando do chef e empresário Thiago Bañares, o Tan Tan comemorou dez anos de história em 2025, mantendo-se como referência nacional e internacional ao unir drinks autorais e gastronomia com influências asiáticas. Desde sua inauguração em 2015, o bar se destaca pela criatividade e pela fusão de culturas que moldam sua identidade.
O menu de coquetéis, que é renovado constantemente, combina técnicas da mixologia japonesa com ingredientes e referências brasileiras. O atual cardápio, intitulado “Pour-Hibition”, é conduzido pelo bartender Caio Carvalhaes e propõe uma reflexão sobre a relação humana com o consumo de álcool.
Essa combinação entre sofisticação, conceito e autenticidade consolidou o Tan Tan como um dos nomes mais fortes da coquetelaria moderna no Brasil.
O título de melhor bar do mundo ficou com o Bar Leone, que fica em Hong Kong. Ele presta homenagem à cultura italiana, com decoração inspirada em times antigos e ídolos esportivos.
Leia também
Confira o top 10 completo do ranking The World’s 50 Best Bars 2025:
Bar Leone (Hong Kong)
Handshake Speakeasy (Cidade do México, México): Melhor Bar da América do Norte
Sips (Barcelona, Espanha): Melhor Bar da Europa
Paradiso (Barcelona, Espanha)
Tayēr + Elementary (Londres, Inglaterra)
The Connaught Bar (Londres, Inglaterra)
Moebius Milano (Milão, Itália)
Line (Atenas, Grécia)
Jigger & Pony (Singapura)
Tres Monos (Buenos Aires, Argentina): Melhor Bar da América do Sul
Além do Tan Tan, o Brasil marcou presença também na lista estendida (posições 51 a 100), com a entrada do Exímia Bar, localizado no Itaim, em São Paulo, que ficou na 61ª colocação.
Com pouco mais de um ano de funcionamento, o Exímia aposta em drinks inspirados em estudos de antropologia e na história da coquetelaria clássica, priorizando ingredientes naturais e nativos do país.
Publicado desde 2009, o The World’s 50 Best Bars é elaborado a partir dos votos de mais de 800 especialistas do setor, entre bartenders, consultores, jornalistas e estudiosos da coquetelaria.
Cada jurado pode votar em até oito bares, com base em experiências dos últimos 18 meses, sendo permitido escolher no máximo cinco estabelecimentos do próprio país.