Geral

7 passos simples para evitar golpes com cartão de crédito nas compras online

Descubra como garantir a segurança do seu cartão de crédito ao realizar compras pela internet e evitar fraudes  |  Reprodução/Freepik

Publicado em 19/09/2025, às 12h57   Reprodução/Freepik   BNews Natal

Mesmo com a ascensão do Pix como forma de pagamento preferida por 84% dos brasileiros, o cartão de crédito ainda segue forte no comércio eletrônico, usado por 67% dos consumidores, segundo a pesquisa TIC Domicílios do Cetic.br.

Essa praticidade, porém, vem acompanhada de riscos: clonagens, fraudes e golpes, que só entre 2023 e 2024 provocaram um prejuízo de R$ 10,1 bilhões, aumento de 17% em relação ao ano anterior, de acordo com a Febraban.

Segundo Camila Poltronieri Flaquer, Head de Cobrança Digital da Recovery, o consumidor precisa redobrar os cuidados.

“A maioria dos golpes acontece em momentos de distração ou por falta de medidas simples de proteção que fazem toda a diferença na hora da compra”, alerta a especialista.

Confira abaixo sete dicas práticas para proteger seu cartão de crédito ao comprar pela internet.

1. Compre apenas em sites confiáveis

Desconfie de ofertas muito vantajosas e verifique se a página tem o cadeado de segurança na barra de endereços e o prefixo https://.

Avaliar comentários de outros consumidores e as políticas de troca e privacidade também ajuda a evitar armadilhas. Em marketplaces, dê preferência a vendedores bem avaliados.

2. Use uma rede de internet segura

Evite realizar compras utilizando redes Wi-Fi públicas. Prefira conexões domésticas com senha ou, se possível, utilize uma VPN, que garante maior proteção e criptografia na transmissão de dados.

3. Prefira o cartão virtual

Muitos bancos oferecem versões digitais e temporárias do cartão físico, com número e código de segurança exclusivos para compras online. Como expiram em pouco tempo, reduzem drasticamente os riscos em caso de vazamento.

4. Tenha um cartão exclusivo para compras online

Separar um cartão apenas para transações digitais facilita o controle de gastos e limita prejuízos em caso de uso indevido.

5. Ative a autenticação em duas etapas

Opte por cartões que exijam verificação adicional por SMS, aplicativo ou biometria. Esse recurso impede que criminosos utilizem o cartão mesmo que tenham os dados.

6. Acompanhe os gastos com frequência

Cheque a fatura regularmente e ative notificações de compra no aplicativo do banco. Essa prática ajuda a identificar rapidamente qualquer movimentação suspeita.

7. Não salve os dados em sites e aplicativos

Evite armazenar informações como número, validade e CVC do cartão. Caso o ambiente digital seja invadido, seus dados ficam mais expostos. Dê preferência ao uso de cartões virtuais temporários, que expiram logo após a compra.

Adotar essas medidas aumenta a segurança e também favorece um consumo mais consciente.

“Fazer compras online com mais segurança também contribui para um uso mais saudável do cartão de crédito, o que ajuda na saúde financeira das famílias”, reforça Camila.

Classificação Indicativa: Livre


Tags