Cidades
Publicado em 23/09/2025, às 14h11 Equipamentos estavam foram de circulação - Reprodução/Internet Redação
No começo da tarde desta terça-feira (23), um vídeo começou a circular nas redes sociais mostrando equipes de segurança da Jet, que é a empresa responsável pelo novo sistema de patinetes elétricos compartilhados em Natal, realizando um trabalho de recuperação de veículos que estavam fora de operação na zona Norte da capital potiguar.
De acordo com informações preliminares, parte dos equipamentos foi localizada até mesmo dentro da casa de um jovem, sendo recolhida pela equipe de monitoramento da empresa.
🚨 Vídeo flagra recuperação de patinetes elétricos em Natal 🚨
— BNews Natal (@BnewsNatal) September 23, 2025
🔗 Leia a matéria completahttps://t.co/xvD02na5QV#Natal#PatineteElétrico#MobilidadeUrbana#Segurança#Tecnologia#Transporte#Inovação#Jet#ZonaNorte#Compartilhamentopic.twitter.com/OIiJgLfHew
A ação da equipe de segurança integra uma estratégia da empresa para garantir que os dispositivos permaneçam disponíveis em áreas autorizadas e acessíveis a todos os usuários, evitando retenções irregulares.
O serviço foi lançado no último domingo (21), em parceria entre a Prefeitura do Natal e a Jet, como parte da Semana Nacional do Trânsito e das celebrações do Dia Mundial Sem Carro.
Leia também
A iniciativa tem como objetivo oferecer uma alternativa de mobilidade urbana sustentável, ao mesmo tempo em que promove lazer para a população.
21 de setembro: 410 patinetes disponíveis, 207 locações, 48 usuários ativos, 560 km rodados e 4.520 minutos de uso.
22 de setembro: 510 patinetes disponíveis, 2.740 locações, 349 usuários ativos, 6.820 km rodados e 55.100 minutos de uso.
Apesar do desempenho positivo, episódios de mau uso dos equipamentos viralizaram nas redes sociais. No primeiro dia, o influenciador digital Allehzinho foi filmado levando dois patinetes para dentro de casa.
Já em Nova Descoberta, outro equipamento foi parar em cima de uma parada de ônibus. Também circularam vídeos de usuários trafegando longas distâncias sem capacete e até relatos de pessoas embriagadas cogitando furtar veículos.
De acordo com a Prefeitura do Natal, 90% da população tem usado os patinetes de forma correta, mas os abusos cometidos por uma parcela de 10% prejudicam o serviço. A recomendação é que, em caso de flagrante de uso irregular, as pessoas registrem em vídeo e denunciem.