Cidades

Patinetes em Natal viram febre entre a população e viralizam nas redes por mal uso; veja os vídeos e memes do momento

Saiba tudo sobre o funcionamento dos patinetes elétricos em Natal, incluindo regras de uso e preços para os usuários. - Divulgação
Descubra como os patinetes elétricos se tornaram febre entre a população de Natal e os desafios enfrentados nos primeiros dias de uso.  |   BNews Natal - Divulgação Saiba tudo sobre o funcionamento dos patinetes elétricos em Natal, incluindo regras de uso e preços para os usuários. - Divulgação
Dani Oliveira

por Dani Oliveira

[email protected]

Publicado em 23/09/2025, às 10h05



Desde o último domingo (21), Natal passou a contar com o novo sistema de patinetes elétricos compartilhados. A iniciativa da Prefeitura, em parceria com a empresa Jet, faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito e do Dia Mundial Sem Carro, e tem como objetivo oferecer uma alternativa de mobilidade urbana sustentável e lazer para a população.

Nos dois primeiros dias, os números mostram uma boa adesão, com crescimento e destaque exponencial logo no segundo dia de atuação:
Dados de uso dos patinetes em Natal

→ Uso no dia 21 de setembro
410 patinetes disponíveis
207 locações realizadas
48 usuários ativos
560 km rodados
4.520 minutos de tempo de uso

→ Uso no 22 de setembro
510 patinetes disponíveis
2.740 locações realizadas
349 usuários ativos
6.820 km rodados
55.100 minutos de tempo de uso

O desempenho positivo, no entanto, acabou sendo ofuscado por episódios de mau uso que viralizaram nas redes sociais.

Do sofá de casa à parada de ônibus: os “micos” dos primeiros dias
Já no primeiro dia de lançamento, o influenciador digital de Natal Allehzinho foi flagrado levando dois patinetes para dentro da própria sala.

A cena gerou revolta e piadas nas redes: “Tá achando que patinete público é brinde de influencer?”, ironizou um internauta.

Outro resumiu: “Depois reclamam que não tem patinete na cidade... olha aí o motivo”.

O influenciador digital de Natal Allehzinho foi flagrado levando dois patinetes para dentro da própria sala.
O influenciador digital de Natal Allehzinho foi flagrado levando dois patinetes para dentro da própria sala.

Em outro ponto da cidade, um morador encontrou um dos veículos em cima de uma parada de ônibus, no bairro de Nova Descoberta.

Também circularam vídeos de usuários trafegando por longas distâncias sem capacete, além de relatos de pessoas aparentemente embriagadas cogitando roubar o equipamento.

A Prefeitura reforça que 90% da população utiliza os patinetes de forma responsável, mas os 10% que cometem abusos acabam prejudicando o serviço. Em caso de flagrante de uso irregular, a recomendação é filmar e denunciar.

Como funciona o serviço
A empresa Jet disponibilizou inicialmente 600 patinetes elétricos em pontos estratégicos da cidade. Todos os veículos possuem rastreamento por GPS, velocidade limitada a 20 km/h, freios, campainha e faróis de LED.

O uso é restrito a maiores de 18 anos
É proibido transportar passageiros, cargas ou animais.
O estacionamento deve ser feito apenas nos pontos determinados pelo aplicativo. Não é permitido também o uso de patinetes sob efeito de álcool.

Cada viagem inclui seguro gratuito contra acidentes. A bateria dura até quatro horas e as recargas são feitas pela própria empresa, que também posiciona profissionais em locais de maior movimento para orientar os usuários.

Preços e acesso ao serviço
Para utilizar o serviço, é necessário baixar o aplicativo da Jet, que mostra a localização dos patinetes disponíveis e os trajetos autorizados.

Em áreas de grande circulação, a velocidade é automaticamente reduzida.
O pagamento é feito por QR Code no celular e varia de acordo com o tempo de uso.

Os patinetes elétricos estão espalhados por vários pontos da cidade de Natal oferecendo mais uma forma de locomoção e diversão para os moradores e turistas.
Os patinetes elétricos estão espalhados por vários pontos da cidade de Natal oferecendo mais uma forma de locomoção e diversão para os moradores e turistas.

Projeto em fase experimental
O funcionamento dos patinetes será avaliado durante quatro meses de testes.

Após esse período, as secretarias municipais de Mobilidade Urbana (STTU) e de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação (Sepae) irão decidir sobre a regulamentação definitiva.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating