Cidades
por José Nilton Jr.
Publicado em 22/09/2025, às 14h02
A Prefeitura do Natal lançou oficialmente, no último domingo (21), o novo sistema de patinetes elétricos compartilhados. O lançamento aconteceu na Avenida Praia de Ponta Negra. A ação busca oferecer à população natalense uma nova alternativa de lazer e de mobilidade urbana sustentável.
Inicialmente, o projeto será realizado de maneira experimental por quatro meses. Após o período de testes, as secretarias municipais de Mobilidade Urbana (STTU) e de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação (Sepae) irão fazer uma avaliação antes de definir a regulamentação definitiva.
A medida faz parte das ações da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Mundial Sem Carro, celebrado nesta segunda-feira (22) com um evento simbólico de bicicletas e patinetes no cruzamento das avenidas Nascimento de Castro e Jaguarari.
O serviço é administrado pela empresa Jet, que é responsável pela disponibilização de 600 patinetes em pontos estratégicos de Natal. Os veículos têm rastreamento por GPS. Além disso, a velocidade é limitada a 20 km/h. Eles contam, ainda, com freios, campainha e faróis de LED.
Leia também
As regras para a utilização do equipamento foram definidas pela STTU. Algumas delas são: apenas maiores de 18 anos de idade devem usar, sendo proibido transportar passageiros, cargas ou animais.
O estacionamento do patinete deve ser feito nos pontos determinados pelo aplicativo. Além disso, o uso do equipamento sob efeito de álcool não é permitido.
Para acessar ter acesso ao serviço, os usuários devem baixar o aplicativo da Jet, que mostra irá mostrar a localização dos patinetes e os trajetos autorizados. Em áreas de grande circulação, a velocidade dos veículos é reduzida de maneira automática.
A bateria poderá durar até quatro horas e a recarga será feita por equipes da empresa. Profissionais também estarão posicionados em locais de maior movimentação para orientar os usuários do serviço.
Cada viagem irá contar com seguro gratuito contra acidentes. O pagamento será calculado conforme o tempo de uso e poderá ser feito via QR Code diretamente no celular.
Classificação Indicativa: Livre