Cidades
Publicado em 26/09/2025, às 13h02 Foto: Fiscalização/Semurb Giovana Gurgel
Nove aves silvestres foram apreendidas nesta quinta-feira, 25, no bairro de Neópolis, zona sul de Natal, durante fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Entre os animais estavam dois papagaios, dois canários-da-terra, um sabiá-da-mata, um golinha, um corrupião, uma rolinha-cascavel e uma craúna.
A operação começou após denúncia de maus-tratos a animais domésticos, que não se confirmou. No retorno, os fiscais localizaram uma residência onde era mantida ilegalmente uma graúna. Em seguida, em outro imóvel já monitorado pelo órgão, foram encontrados os demais oito pássaros, incluindo os dois papagaios.
Segundo a Semurb, os responsáveis não ofereceram resistência à fiscalização. Todos os animais foram recolhidos e levados à sede do órgão para avaliação veterinária e posterior reintrodução na natureza.
A criação e manutenção de animais silvestres sem autorização configuram crime ambiental, de acordo com a Lei nº 9.605/1998. Os envolvidos poderão ser autuados e responder judicialmente, com sanções que variam de multa a detenção.
A Semurb reforça que denúncias de cativeiro ilegal ou maus-tratos podem ser feitas pela população, contribuindo para a preservação da fauna e o combate a crimes ambientais.