Cidades

Operação nacional flagra irregularidades em postos e IPEM/RN encontra problemas em bombas de combustível

Entre 15 e 19 de setembro, IPEM/RN fiscaliza bombas e GNV em operação nacional coordenada pelo Inmetro  |  Reprodução/Assessoria

Publicado em 26/09/2025, às 12h41   Reprodução/Assessoria   Giovana Gurgel

Entre os dias 15 e 19 de setembro, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) participou da Operação Abastecimento Seguro, realizada em todo o país sob coordenação do Inmetro.

A fiscalização teve como foco garantir a conformidade das bombas medidoras, além de verificar o sistema de medição de GNV e o produto automotivo ARLA 32.

Resultados no Rio Grande do Norte

No estado potiguar foram fiscalizados 74 itens, entre bombas de combustíveis, medidas materializadas de volume, sistemas de medição para GNV e amostras de ARLA 32.

Apenas uma irregularidade foi registrada, relacionada ao sistema de desligamento automático de um bico de combustível. O estabelecimento foi notificado e terá 30 dias para corrigir a falha.

O IPEM/RN, além de órgão delegado do Inmetro, é uma autarquia do Governo do Estado vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Sedec/RN).

Reprodução/Assessoria

Cenário nacional

Em todo o Brasil, foram verificados 17.987 produtos e instrumentos. Entre eles estavam 2.398 bombas medidoras de combustíveis em postos, que apresentaram 503 irregularidades, correspondendo a um índice de 20,98%.

No caso dos sistemas de medição de GNV, foram fiscalizados 120 instrumentos. Já no ARLA 32, agente redutor de poluentes veiculares, 8.706 amostras foram analisadas e apenas 0,08% apresentaram não conformidade, índice considerado baixo.

As regiões Nordeste e Sudeste tiveram um índice de 6,84% de falhas nos sistemas de GNV. No geral, o Nordeste foi a região que mais concentrou irregularidades, com 34,47% do total, seguida pelo Sul, com 27,25%.

Reprodução/Assessoria

Orientações ao consumidor

O presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, destacou a importância da operação e reforçou que o órgão seguirá atuando para proteger o consumidor. Ele ressaltou que as fiscalizações buscam assegurar a conformidade dos produtos e a segurança da sociedade.

Em caso de suspeita de irregularidades, o consumidor pode acionar a Ouvidoria do Inmetro pelo telefone 0800 285 1818, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, ou pelo site oficial. Situações de acidentes ou incidentes de consumo devem ser registradas no Sinmac, o Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo.

No Rio Grande do Norte, denúncias podem ser enviadas à ouvidoria do IPEM/RN pelo e-mail ouvidoria@ipem.rn.gov.br ou pelo WhatsApp (84) 99802-0364.

Classificação Indicativa: Livre


TagsRio grande do norteFiscalizaçãoCombustíveisOperaçãoInstitutoAbastecimentoDesenvolvimentoMedidasDesligamentoNotificaçãoGnvINMETROIrregularidadeBombasautarquiaIpem/rnConsumidor SeguroPesos