Cidades
Publicado em 07/08/2025, às 13h00 Reprodução/Assessoria Giovana Gurgel
Cerca de 400 profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) de Natal, entre médicos, enfermeiros e outros especialistas de nível superior, participam do Curso de Aperfeiçoamento em Pré-Natal, promovido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A formação começou nesta quarta-feira (6) e tem como foco a qualificação do atendimento às gestantes nas unidades básicas da capital potiguar.
A iniciativa busca reduzir a mortalidade materna, fetal e infantil, oferecendo aos profissionais um conteúdo que abrange desde o acompanhamento na gestação até o pós-parto. O curso é coordenado pelo Departamento de Atenção Básica (DAB), com apoio do Setor de Educação Permanente e Articulação Ensino-Serviço (SEPAES) da SMS.
Com carga horária de 180 horas, a formação inclui aulas teóricas e práticas, oficinas, análise de casos clínicos e uma Mostra de Experiências para encerrar o cronograma. A equipe de facilitadores é composta por profissionais da própria rede municipal e convidados com expertise na área de saúde da mulher.
Gestão aposta em capacitação como ferramenta de cuidado
Durante a abertura do curso, a secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS), Sandra Raíssa, ressaltou o impacto direto da capacitação na qualidade dos serviços prestados à população. “Capacitar é cuidar de quem cuida. É investir em acolhimento qualificado e oferecer melhores condições de vida às gestantes e suas famílias”, declarou.
A formação também representa um esforço da gestão para fortalecer a Estratégia Saúde da Família (ESF) em Natal, segundo o coordenador geral da ESF, Aguinaldo Araújo. “Investir na formação contínua das equipes é uma forma de garantir um pré-natal mais humano, eficaz e com melhores resultados em saúde”, afirmou.
O curso foi estruturado para atender às demandas mais atuais da atenção obstétrica e neonatal no SUS, com ênfase na humanização, na resolutividade do atendimento e na valorização do cuidado integral à mulher.
Atenção primária se fortalece com foco na saúde da mulher
Além de atualizar protocolos e práticas clínicas, a capacitação visa estimular a troca de experiências entre os profissionais, promovendo maior integração das equipes e ampliação do olhar sobre o cuidado em saúde. A Mostra de Experiências prevista ao final do curso será um espaço para divulgar boas práticas desenvolvidas nas unidades de saúde do município.
A ação está inserida na política municipal de educação permanente, que reconhece o papel estratégico da capacitação contínua no fortalecimento do SUS. Para a SMS, formações como essa são essenciais para tornar o atendimento cada vez mais acolhedor e eficiente.
Com a realização do curso, Natal dá um passo importante rumo à excelência no cuidado materno-infantil, apostando na qualificação das equipes como base para transformar a realidade da saúde pública.