Cidades
Publicado em 07/08/2025, às 12h53 Reprodução/Assessoria Giovana Gurgel
Com foco na saúde do trabalhador e no cuidado integral, o município de Natal realizou, nesta terça-feira (5), o 1º Seminário da Rede PICS SUS Natal, reunindo profissionais do SUS, terapeutas e usuários no auditório do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (CERPIC).
O evento discutiu a importância das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na promoção do bem-estar físico, emocional e social.
A iniciativa foi organizada pelo CERPIC, que integra o Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal. Durante a abertura, a secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde, Sandra Raíssa, destacou o papel estratégico do CERPIC na rede pública de saúde e o compromisso da gestão municipal com o cuidado humanizado.
“Somos referência graças ao trabalho de vocês. A saúde é prioridade para o prefeito Paulinho Freire, e seguimos investindo nesse modelo de cuidado integral”, afirmou.
Magda Fabiana Dantas da Costa, diretora do CERPIC, ressaltou o pioneirismo de Natal no uso das práticas integrativas. “Mesmo antes da criação da Política Nacional de PICS, nossa cidade já oferecia essas terapias em alguns serviços há mais de 30 anos. Este seminário é um marco para fortalecer ainda mais essa rede”, afirmou.
Palestras abordaram medicina integrativa e saúde quântica
A programação incluiu palestras e debates com foco em temas como neurociência, epigenética, florais vibracionais, naturopatia, aromaterapia e medicina tradicional chinesa.
A médica Monique Sá abriu o ciclo de palestras falando sobre o eixo neuro/imuno/endócrino e destacou os efeitos positivos de práticas como meditação e acupuntura. “O caminho é cuidar do ser por completo, corpo, mente e alma”, afirmou.
Na sequência, o professor e terapeuta Francisco Limeira Júnior apresentou uma abordagem sobre saúde integrativa e terapias quânticas. Ele falou sobre o uso dos florais quânticos como forma de modulação da saúde, e elogiou a participação do público: “Foi uma grande alegria ver o engajamento e a conexão com os temas”.
O seminário também contou com a apresentação cultural do poeta Mané Beradeiro e seu inseparável fantoche Jumento Ananias, que acolheram o público com bom humor e poesia popular nordestina.
Debates reforçaram conexão entre terapias e bem-estar do trabalhador
Encerrando o evento, uma mesa-redonda reuniu representantes do CERPIC, do Cerest Regional Natal, palestrantes e convidados, que abordaram o impacto das práticas integrativas na saúde do trabalhador.
Entre os temas discutidos estavam: neuroplasticidade e florais vibracionais, meditação e naturopatia, aromaterapia em neurodivergências e a medicina tradicional chinesa como ferramenta diagnóstica.
Nilton Genobie, terapeuta ocupacional e acupunturista do CERPIC, ressaltou a importância do conhecimento da fisiologia energética para os profissionais que atuam com medicina chinesa. “Com esse saber, conseguimos identificar desequilíbrios com mais precisão e promover um cuidado mais eficaz”, explicou.
Rede PICS SUS Natal oferece terapias gratuitas no SUS
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são oferecidas gratuitamente pelo SUS e visam ampliar o cuidado à saúde com base em métodos terapêuticos milenares e alternativos.
A Rede PICS SUS Natal é formada pelo CERPIC e por unidades de atenção primária e especializada que ofertam práticas como acupuntura, auriculoterapia, aromaterapia, terapia floral, reiki e meditação.
O CERPIC funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e às sextas-feiras das 8h às 12h, na Av. Deodoro da Fonseca, nº 535, Petrópolis.
📞 Mais informações: (84) 3232-4593 | ✉️ cerpicsms@gmail.com