Cidades
Publicado em 26/05/2025, às 08h14 Após 12 horas de espera, cão de serviço Tedy é novamente impedido de embarcar em voo da TAP com destino a Portugal. - Divulgação Dani Oliveira
Após ficar esperando no Aeroporto Galeão por mais de 12 horas, o cão de serviço Tedy foi impedido de embarcar pela segunda vez em um voo da empresa TAP com destino a Portugal, neste sábado (24).
Hayanne Porto, responsável pelo animal no Brasil, teve que voltar para casa para tentar uma nova decisão judicial. O cão é esperado por uma família que enfrenta problemas com uma criança autista de 12 anos, que está em Lisboa há 1 mês e meio e aguardava pela chegada de Tedy.
Ela é autista não-verbal e tem crises de agressividade e ansiedade. A função do cachorro é justamente amenizar as crises da criança", explicou o médico Renato Sá, pai da menina.
A família foi para Portugal em razão de trabalho. Renato recebeu um convite da universidade de Lisboa e foi trabalhar no país. "Não posso sair daqui nesse momento", afirmou o médico.
A companhia aérea TAP informou que a prioridade da empresa é com a segurança dos passageiros e a pessoa que embarcaria no voo não é a que necessita de acompanhamento do animal, por isso não autorizou o embarque.
A empresa queria transportar o pet no bagageiro, mas a passageira não concorodou e desistiu de embarcar.