Política

Tarifaço de Trump: de quem é a culpa? Veja o que pensam os brasileiros na última pesquisa divulgada

De acordo com a pesquisa, 22% dos entrevistados responsabilizam Jair Bolsonaro pela nova taxa sobre produtos brasileiros. - Divulgação
A pesquisa do Datafolha mostra que a maioria dos brasileiros atribui a culpa do tarifaço a figuras políticas como Lula e Bolsonaro  |   BNews Natal - Divulgação De acordo com a pesquisa, 22% dos entrevistados responsabilizam Jair Bolsonaro pela nova taxa sobre produtos brasileiros. - Divulgação
Dani Oliveira

por Dani Oliveira

[email protected]

Publicado em 17/08/2025, às 14h14



A mais recente pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada neste sábado (16), revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o principal responsabilizado pelos brasileiros pelo chamado tarifaço imposto pelos Estados Unidos.

Segundo o levantamento, 35% dos entrevistados atribuem a ele a culpa pela medida anunciada por Donald Trump, que elevou para 50% a taxação sobre produtos nacionais exportados aos EUA.

Na sequência, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi mencionado por 22% dos participantes, enquanto 17% citaram o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Já o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, aparece como responsável na visão de 15% dos entrevistados.

A pesquisa ainda indica que 3% não responsabilizam nenhuma dessas figuras, 1% apontou todos e 7% afirmaram não saber responder. O Datafolha ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios nos dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Como surgiu a tarifa de 50%

O anúncio da sobretaxa foi feito no início de agosto por Donald Trump, que decidiu acrescentar mais 40% de cobrança às exportações brasileiras, além dos 10% já aplicados desde abril. O total chega agora a 50% sobre o valor dos produtos enviados aos Estados Unidos.

O republicano justificou a decisão alegando, entre outros fatores, supostas violações de direitos fundamentais ligadas ao ministro Alexandre de Moraes. Em resposta, Moraes determinou a abertura de um inquérito para apurar a participação de Eduardo Bolsonaro em articulações nos EUA em defesa de sanções contra autoridades brasileiras.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating