Geral

Fenômeno perigoso se aproxima do Brasil — confira áreas em alerta

Imagem: freepik
Um alerta de ciclone foi gerado para esse fim de semana, atingindo algumas cidades brasileiras com tempestades e ventanias.  |   BNews Natal - Divulgação Imagem: freepik
Bruna Souza

por Bruna Souza

[email protected]

Publicado em 10/10/2025, às 09h48



Nessa quinta-feira, 9, um alerta importante foi gerado para este fim de semana, foi indicado que um ciclone extratropical vai se formar e trazer instabilidade de muito risco em várias regiões do Brasil.

Com base nas informações da MetSul Meteorologia, os especialistas explicam que o sistema promete causar chuvas fortes, ventos intensos e possibilidade de temporais especialmente no domingo.

Por onde o Ciclone vai passar

A área de baixa pressão vai se aprofundar no centro da Argentina no sábado e evoluir para um ciclone no domingo na altura do Rio da Prata entre Buenos Aires e o Sul do Uruguai. Esse movimento impulsiona uma frente fria que avança sobre o Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil trazendo o pior do tempo.

Domingo de alto risco

O domingo será o dia mais crítico. Há grande probabilidade de chuva intensa, vendavais e tempestades localizadas. Também existe chance de queda de granizo em áreas onde o sistema se intensificar mais.

Áreas mais afetadas

Regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná serão duramente atingidas. Estados do Centro-Oeste e do Sudeste como Mato Grosso do Sul e São Paulo também terão chuva e temporais associados à frente fria ligada ao ciclone.

Consequências do Ciclone

Imagem: unplash
Imagem: unplash

Na segunda-feira a circulação ciclônica ainda provocará ventania, especialmente no Sul do Brasil. Rajadas de 40 a 70 km/h são esperadas e podem chegar a 90 km/h em áreas costeiras ou litorâneas. Cortes de energia, quedas de árvores e destelhamentos não estão descartados.

O possível ciclone deste fim de semana exige atenção redobrada. Quem estiver nas áreas previstas como mais impactadas deve acompanhar boletins meteorológicos e avisos locais. A virada do tempo começa cedo, e a instabilidade tende a se espalhar conforme o ciclone ganha força.

É importante se preparar, estar atento e seguir todas as instruções dos canais de emergências e equipes de segurança da sua cidade. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating