Política

Tarcísio ataca tarifas dos EUA, cobra governo Lula e anuncia ajuda ao setor afetado

Após o encontro, um comunicado conjunto pediu que o governo federal aposte no diálogo com os EUA - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Sem citar diretamente o governo Lula (PT), Tarcísio cobrou mais firmeza nas negociações internacionais. Governador se reuniu com trabalhadores  |   BNews Natal - Divulgação Após o encontro, um comunicado conjunto pediu que o governo federal aposte no diálogo com os EUA - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 21/07/2025, às 13h37   Júnior Teixeira



Durante agenda com representantes do agronegócio no interior de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disparou críticas contra as tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros.

De acordo com ele, as medidas têm aparência de patriotismo, mas o resultado final apenas distorce o mercado e trava o desenvolvimento.

“Tarifas podem até parecer algo patriótico, que protege empresas e empregos. Mas isso só funciona no curto prazo. No médio e longo prazo, cria um mercado viciado e dependente do Estado”, afirmou o governador.

Grande aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio defendeu que a política comercial do país não pode ser guiada por motivações eleitorais.

Sem citar diretamente o governo Lula (PT), Tarcísio cobrou mais firmeza nas negociações internacionais. “Quem fala pelo Brasil precisa olhar para a mesa de negociação, não para jornais ou redes sociais. O Brasil não ganha nada se alinhando com um bloco em detrimento de outro”, disse.

Governador cobra ação do governo federal 

O chefe do Executivo paulista também revelou que está em diálogo com o Ministério da Fazenda para tentar minimizar os impactos das tarifas americanas, que devem entrar em vigor a partir de 1º de agosto.

Tarcísio anunciou que planeja uma grande liberação de créditos de ICMS para beneficiar os setores mais atingidos.

leia também

“Estamos articulando a maior jornada de liberação de crédito ICMS da história de São Paulo. Queremos irrigar os setores afetados com recursos e garantir que eles tenham como atravessar esse momento difícil”, declarou.

Empresariado de SP pede mais conversas com os EUA 

As declarações de Tarcísio vêm na esteira de uma movimentação mais ampla em São Paulo. Na semana passada, o governador recebeu empresários de diferentes setores no Palácio dos Bandeirantes.

Após o encontro, um comunicado conjunto pediu que o governo federal aposte no diálogo com os Estados Unidos para tentar evitar ou mitigar as tarifas.

Com informações da CNN Brasil. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating