Política

Thabata informa ao PSOL interesse em candidatura ao Governo. Pimentel reage: “A popularidade é importante, mas não adianta. O mais importante é a política”

Thabatta Pimenta, vereadora e ativista, se destaca como uma das primeiras parlamentares trans do estado - Reprodução
A vereadora natalense Thabatta Pimenta confirma sua pré-candidatura ao Governo do RN em 2026, movimentando o PSOL  |   BNews Natal - Divulgação Thabatta Pimenta, vereadora e ativista, se destaca como uma das primeiras parlamentares trans do estado - Reprodução

por Gabi Fernandes

Publicado em 02/08/2025, às 11h33



A vereadora natalense Thabatta Pimenta (PSOL) confirmou que colocou seu nome à disposição dos diretórios municipal, estadual e nacional do partido como pré-candidata ao Governo do Estado do RN em 2026. A iniciativa começou a movimentar as discussões internas do partido, e foi reconhecida como legítima pelo presidente estadual do PSOL, Sandro Pimentel.

“Ela comunicou na última reunião que nós tivemos. E a gente recebe. Qualquer filiado ou filiada do partido tem o direito de se colocar como pré-candidata ou pré-candidato a qualquer um dos cargos. Isso é um direito de todo filiado ou filiada”, afirmou Sandro ao Jornal Diário do RN.

O parlamentar revelou que o partido já foi procurado por outras pessoas interessadas em disputar o Governo, embora nenhuma delas tenha oficializado a intenção até o momento. A definição da candidatura, segundo o presidente estadual, será feita por votação interna entre os 17 membros do Diretório Estadual, com base em critérios que vão além da popularidade.

Sobre a visibilidade que Thabatta tem nas redes sociais e o reconhecimento conquistado por sua atuação nas pautas LGBTQIA+ e da pessoa com deficiência, Sandro teve cautela e destacou que, no PSOL, a trajetória política e o alinhamento ideológico são fatores prioritários.

“A popularidade é importante, mas não adianta. Para a gente, do PSOL, o mais importante é a política. Quem de fato tem bagagem política de esquerda para defender as nossas bandeiras. Não adianta pegar uma pessoa que tenha 10 milhões de seguidores e ela não conseguir representar as bandeiras que a gente defende. Aí não vai adiantar muita coisa. A gente pode ter alguém com 100 seguidores que, se tiver maturidade política e capacidade de enfrentamento dos debates, essa pessoa pode ser a escolhida”, disse.

A discussão ganhou força após a presença de Thabatta nos festejos de Sant’Ana, em Caicó, reacender especulações sobre sua pré-candidatura. Segundo ela, a recepção do público e de lideranças locais foi surpreendente.

“Tanto me chamavam de governadora como de deputada. Foi algo que eu não imaginava que estaria tão na boca do povo assim”, contou. Thabatta ainda não definiu o cargo que pretende disputar em 2026, mas reafirma sua disposição em participar do pleito.

“Eu já me reuni com o diretório municipal, estadual e nacional para colocar o meu nome à disposição, como qualquer outro filiado ou filiada. Não sei se outras pessoas também vão se colocar, creio que sim”, declarou.

A parlamentar também mencionou que tem mantido diálogo com lideranças do partido, como o presidente estadual Sandro Pimentel, o presidente municipal Júlio Gabriel e a presidenta nacional Paula Coradi. A decisão final, segundo Sandro, será tomada de forma colegiada no momento adequado.


Sobre Thabatta Pimenta

Thabatta Pimenta de Medeiros Silva, 33 anos, é natural de Carnaúba dos Dantas, política, ativista, radialista, filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e atualmente é vereadora por Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Thabatta é uma das primeiras parlamentares trans eleitas no estado. Ativista das causas LGBTQIA+ e da inclusão da pessoa com deficiência, ganhou visibilidade nacional por sua atuação política progressista e engajada nas redes sociais.

É reconhecida por sua postura combativa e por defender pautas ligadas à diversidade, direitos humanos e justiça social. Agora ela sonha mais alto: quer ser a primeira governadora trans e já pediu, inclusive, para que seu nome fosse colocado nas próximas pesquisas eleitorais para "apimentar" a sondagem popular.

Saiba mais: Thabatta quer ser a primeira governadora trans do RN

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating