Política
Publicado em 19/05/2025, às 16h57 Redação
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu início à audiência de depoimentos das testemunhas no processo que apura a atuação do chamado "Núcleo 1" da suposta trama golpista. A audiência começou nesta segunda-feira (19).
O grupo é composto pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e mais sete investigados denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Os depoimentos acontecem por videochamada e de forma simultânea para evitar a combinação de versões entre os envolvidos. A sessão é acompanhada pelo relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes, pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, além dos demais ministros da Primeira Turma do STF.
Entre os principais depoentes está o general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, que, de acordo com as investigações, teria reagido com firmeza à proposta de envolvimento das Forças Armadas em uma tentativa de ruptura institucional.
Outro depoente é o empresário Eder Lindsay Magalhães Balbino, acusado de ajudar o Partido Liberal (PL) na produção de um estudo que tinha como objetivo desacreditar as urnas eletrônicas.
Classificação Indicativa: Livre