Política
Foi deflagrada nesta quinta-feira (9), a segunda fase da Operação Sem Desconto, que investiga fraudes contra aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A operação foi deflagrada por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nesta fase, estão sendo cumpridos 66 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal.
Um dos endereços onde houve buscas é o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), em São Paulo, ligado a José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O diretor da entidade, Milton Baptista de Souza Filho, também é alvo da operação.
A Polícia Federal informou que o objetivo das buscas é aprofundar as investigações sobre crimes relacionados às fraudes, como inserção de dados falsos em sistemas oficiais e organização criminosa.
Além disso, os investigadores buscam provas sobre manobras de ocultação e dilapidação patrimonial envolvendo os suspeitos.
José Ferreira da Silva, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é um dos responsáveis por gerir hoje o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), onde tem a função de diretor vice-presidente.
Conhecido como Frei Chico, o sindicalista de 83 anos é um dos 17 irmãos do presidente da República. Foi por meio dele que Lula começou a ter contato com o movimento sindical a partir de 1964, quando se mudou para o ABC Paulista, trabalhando para a metalúrgica Indústrias Villares.
Natural de Pernambuco e atualmente aposentado, Frei Chico mora em São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo. O apelido de "Frei" foi dado pelo ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Maurício Soares, em referência à sua calvície.
Classificação Indicativa: Livre