Política
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, na manhã desta segunda-feira (8), de reunião virtual com líderes dos países membros do Brics.
A cúpula foi organizada pelo Brasil, que está na presidência rotativa do bloco de países emergentes, para coordenar estratégias centradas no multilateralismo, em meio ao tarifaço dos Estados Unidos.
O bloco é composto atualmente por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Irã e Arábia Saudita.
Mecanismos alternativos de comércio devem ser discutidos na reunião, além das guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza e o fortalecimento de acordos e o uso de moedas nacionais.
Lula ainda deve reforçar o convite aos líderes para participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém, em novembro deste ano.
O tarifaço imposto pelo governo de Donald Trump tenta reverter a relativa perda de competitividade da economia do país norte-americano para a China nas últimas décadas.
veja também: Tarifaço de Trump faz comércio do RN ruir em tempo recorde; entenda
Classificação Indicativa: Livre