Política
por Anna Karinna Castro
Publicado em 02/08/2025, às 22h00
Vice-prefeita atuante, gestora técnica e agora nome forte no xadrez político de 2026. Joana Guerra recebeu a equipe do BNews Natal para uma entrevista especial neste domingo e fez um balanço dos primeiros seis meses da gestão Paulinho Freire.
Destacou ações estruturantes, como a iluminação de 80% da cidade com lâmpadas de LED, o avanço da assistência social e, sobretudo, a conquista de zerar a fila das creches públicas.
Com fala firme e articulada, Joana falou também sobre o projeto do Parque Linear da Roberto Freire — uma parceria com o Exército que deve sair do papel com apoio de emenda do senador Styvenson.
Sem fugir das perguntas políticas, reconheceu a força de seu nome para 2026 e defendeu a presença de mais mulheres na política. “Estar na política é também abrir portas para outras mulheres ocuparem o poder”, afirmou.
BNews Natal: O que a senhora destaca como os principais avanços desse primeiro semestre?
Joana Guerra: Primeiro, é importante dizer que a gente tem que reconhecer que assumimos a gestão de uma cidade que está em ascensão. Passamos pela renovação, pela revisão do Plano Diretor de Natal, que destacou bastante a nossa cidade em relação a outras.
Novos investimentos, novos empreendimentos, empresas se instalando em Natal, o mercado imobiliário aquecido… Isso, consequentemente, gerou emprego e renda para a nossa cidade.
Quando a gente enxergou tudo isso, observou grandes obras em andamento, vimos que precisávamos focar mais na melhoria e na oferta de serviços.
Foi isso que o prefeito Paulinho orientou, e a gente começou a fazer um trabalho mais aproximado com a educação, desde a época da transição. Tanto é que, em seis meses de gestão — em 200 dias — a gente alcançou alguns objetivos importantes, como zerar a fila das creches na nossa cidade, o que traz mais empoderamento feminino e autonomia financeira para as mães.
Empossamos 710 novos professores, com algo especial: o chamamento de 60 educadores especiais para ajudar na educação inclusiva da nossa cidade.
A merenda escolar teve uma mudança significativa. Temos uma meta ousada de climatizar 100% das salas de aula — e isso só na educação.
Na assistência social, alcançamos mais de 33 mil pessoas com o Cadastro Único. A gente sabe que muita gente sobrevive de benefícios de prestação continuada. E, a partir da nova central e dos mutirões, conseguimos alcançar essa quantidade de pessoas — que, a gente sabe, representam famílias.
Na iluminação pública, de janeiro para cá, instalamos mais de 34 mil luminárias de LED, alcançando 80% do parque de iluminação da cidade.
E, na saúde, temos alguns desafios, sim, mas, com modelos de gestão que estamos adotando, acreditamos que, em breve, vamos oferecer um serviço ainda melhor para a população de Natal, com mais humanização e eficiência, especialmente nas UPAs.
BNews Natal: O prefeito Paulinho Freire anunciou o Parque da Avenida Engenheiro Roberto Freire, em parceria com o Exército. Como é que vai funcionar, prefeita?
Joana Guerra: O Parque Linear da Roberto Freire é um sonho antigo da cidade, desde 2021. Eu falo com propriedade porque participei ativamente disso como secretária de Planejamento, na gestão do então prefeito Álvaro Dias. Agora, o prefeito Paulinho abraçou o projeto e garantiu, junto ao Exército, a cessão da área.
Foram superadas questões jurídicas e, na última sexta-feira, foi assinada a cessão da área, que vai da Conjou até as proximidades do Praia Shopping — são 2 km de extensão por 50 metros de largura.
Contamos com o compromisso do senador Styvenson em viabilizar recursos via emenda parlamentar para a construção.
É um espaço pensado para oferecer lazer, sustentabilidade e qualidade de vida. Estamos na fase de desenvolvimento dos projetos para licitação. Será um marco para Natal.
BNews Natal: O protagonismo da senhora como vice-prefeita tem sido algo incomum. Como é a sua relação com o prefeito Paulinho Freire?
Joana Guerra: Acho que a primeira coisa é reconhecer esse novo papel. Eu vim da técnica, da gestão pública, sempre nos bastidores. Tenho formação, mestrado, especializações… e acredito na união entre o técnico e o político.
A política é uma construção coletiva. E foi com esse espírito que aceitei o convite do prefeito Paulinho — com o aval do ex-prefeito Álvaro Dias — para compor a chapa.
Me reinventei. Antes, eu coordenava grandes obras, fazia integração institucional.
Hoje, transito em todas as secretarias. Tenho pautas específicas que o prefeito me confiou, como a defesa das pessoas com deficiência.
Coordeno o Comitê de Pessoas com Deficiência em Natal, com participação do Legislativo. Ouço instituições, recebo demandas — como as do Instituto Leblou, formado por mães atípicas.
E meu contato com o prefeito é direto. Isso é importante. Ele sabe que pode confiar em mim. Eu sei o meu lugar, minha função, e o meu objetivo é contribuir com o mandato.
BNews Natal: E sobre 2026? A senhora cogita disputar a eleição?
Joana Guerra: A política nos ensina a nunca descartar nada. Eu recebi o convite para ser vice uma semana antes do anúncio oficial. Então, os desafios surgem.
Hoje, estou tranquila, analisando o cenário, que ainda está nebuloso. Mas não descarto.
Sou presidente municipal do Republicanos e secretária estadual das Mulheres. Nosso grupo — com Paulinho, Álvaro, Rogério, Styvenson e outros aliados — está em diálogo.
Estamos montando nossas nominatas estadual e federal. Acredito que no início de 2026 isso será definido.
BNews Natal: O nome de uma mulher forte como o da vice-prefeita é sempre muito valorizado dentro de uma nominata. A participação das mulheres é uma prioridade para o Republicanos?
Joana Guerra: Com certeza. O RN é pioneiro na presença feminina na política.
Eu me sinto entusiasmada em ocupar esse espaço e abrir caminho para outras mulheres.
É a mulher quem geralmente puxa os debates sobre políticas de combate à violência, proteção, inclusão.
Precisamos mais vozes femininas em Brasília. Seja eu ou outras, espero que a construção partidária garanta isso.
BNews Natal: Agradecemos a visita à nossa redação e a entrevista.
Joana Guerra: Quero parabenizar o BNews Natal. Soube que, em apenas três meses, já alcançou números extraordinários.
Quanto mais veículos de imprensa fortes, mais acesso à informação e mais democracia na comunicação.
Agradeço a oportunidade, coloco-me à disposição e desejo que a Prefeitura de Natal, com a atual gestão, siga fazendo uma administração excelente para os natalenses.
Classificação Indicativa: Livre