Política

Impeachment de Alexandre de Moraes: oposição diz faltar apenas uma assinatura no Senado

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) - Fellipe Sampaio/STF
A atitude da oposição acontece após as decisões recentes de Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que, atualmente, está em prisão domiciliar  |   BNews Natal - Divulgação Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) - Fellipe Sampaio/STF
José Nilton Jr.

por José Nilton Jr.

Publicado em 06/08/2025, às 16h42



Foi confirmado nesta quarta-feira (6), por Luciano Zucco (PL-RS), deputado federal e líder da oposição no congresso, que resta somente uma assinatura para que o pedido de impeachment em desfavor do ministro Alexandre de Moraes seja protocolado de maneira formal. 

De acordo com o deputado, o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) declarou apoio a iniciativa nesta quarta. Com isso, a 40ª assinatura foi alcançada. Para que o pedido seja apresentado formalmente, são necessária quarenta e uma assinaturas.

Outra parlamentar que delcarou apoio a iniciativa foi a senadora Ivete da Silveira (MDB-SC). De acordo com Zucco, outros parlamentares foram contatados. Com isso, é esperado que o número de assinaturas necessário seja alcançado ainda nesta quarta-feira.

Momento inédito

Se realmente for em frente, este será um momento inédito no país, pois irá marcar a primeira vez em que o Senado Federal analisará de maneira formal um pedido de impeachment contra um ministro do Supremo Tribunal Federal.

Ofensiva é um apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro 

Essa atitude da oposição acontece após as decisões recentes de Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que, atualmente, está em prisão domiciliar. Além disso, Bolsonaro é alvo de múltiplas investigações relacionadas a tentativas de golpe. 

Porém, a aceitação do pedido de impeachment só pode ser realizada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Até o momento, ele não se manifestou favorável à proposta.

Leia também

De acordo com a Constituição, o Senado é responsável por processar e julgar ministros do STF por crimes de responsabilidade, porém, a abertura do processo é de responsabilidade da Presidência da Casa.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating