Política

Governo prepara resposta firme a tarifa dos EUA: "O Brasil não ficará refém"

Ministro Rui Costa afirma que Brasil adotará princípio da reciprocidade em resposta à tarifa imposta pelos EUA. - Divulgação
Expectativa é que plano de resposta do governo esteja pronto até o final deste mês, antes da nova tarifa entrar em vigor  |   BNews Natal - Divulgação Ministro Rui Costa afirma que Brasil adotará princípio da reciprocidade em resposta à tarifa imposta pelos EUA. - Divulgação

Publicado em 13/07/2025, às 11h40   Aryela Souza



O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou neste domingo (13) que o Brasil prepara uma "resposta firme" à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos contra produtos brasileiros, e que o país não ficará de "cabeça baixa" diante da medida.

A resposta brasileira, segundo o ministro, será baseada no princípio da reciprocidade.

Se essa taxa se mantiver, nós vamos aplicar a reciprocidade com várias medidas. Não serão só apenas taxas, outras medidas serão adotadas", declarou Rui Costa.

Plano e Prazos

O ministro informou que um grupo interministerial, coordenado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento e Indústria, Geraldo Alckmin, já está elaborando as ações de retaliação.

O plano de resposta do governo deverá estar pronto até o final deste mês.

A expectativa é que as medidas brasileiras sejam anunciadas até 1º de agosto, data em que a nova tarifa americana entra em vigor.

Nós já começamos a discutir e até o final do mês nós vamos deixar tudo pronto para, caso essa medida seja confirmada, a gente possa agir. O Brasil não ficará refém”, concluiu o ministro.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating