Política

Governo exonera Lindberg Tinôco da Codevasf no RN; decisão atinge outros indicados do União Brasil

Lindberg Tinôco - Reprodução/YouTube-TV Tropical
O União Brasil, no mês de setembro deste ano, já havia determinado que seus membros deixassem cargos ligados ao Executivo  |   BNews Natal - Divulgação Lindberg Tinôco - Reprodução/YouTube-TV Tropical
BNews Natal Redação

por BNews Natal Redação

[email protected]

Publicado em 13/10/2025, às 15h45



Lindberg Natal Barbosa Tinôco foi exonerado do cargo de diretor da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Natal, no estado do RN. Ele havia sido indicado ao posto pelo deputado federal Benes Leocádio (União Brasil-RN).

A informação foi divulgada pela colunista Natália Portinari, do UOL. Ela também confirmou a saída de outros dois nomes ligados ao União Brasil: Harley Xavier Nascimento, superintendente em Bom Jesus da Lapa (BA), indicado por Arthur Maia (União-BA); e Thomas Jefferson França da Costa, que comandava a Codevasf em Aracaju (SE), sob indicação de Yandra Moura (União-SE).

As demissões teriam acontecido na última sexta-feira (10), mas ainda não foram publicadas no Diário Oficial da União. O deputado Arthur Maia confirmou a exoneração de seu aliado.

Contexto político

As dispensas acontecem em meio à ruptura entre o União Brasil e o Governo Federal. Em setembro deste ano, o partido determinou que seus membros deixassem cargos ligados ao Executivo para evitar punições por infidelidade partidária, ainda que tenha permitido exceções para alguns indicados de parlamentares.

Leia também

Segundo a colunista, o Palácio do Planalto avaliou que dirigentes filiados ao União Brasil não poderiam manter benefícios ou cargos em estatais enquanto o partido se declarasse formalmente na oposição.

Perfil do ex-diretor

Lindberg Tinôco, formado em Administração de Empresas. Ele assumiu o cargo na Codevasf em 2023, após o ex-prefeito de Assú e ex-candidato a vice-governador Ivan Júnior (União) perder espaço político por críticas públicas a Lula e ao PT.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating