Política
Publicado em 17/07/2025, às 17h57 BNews Natal
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (17) que o sistema de pagamentos Pix foi criado em seu governo e declarou que o método de transferência “tem nome”, referindo-se a si próprio.
A declaração foi dada em uma coletiva de imprensa após reunião com aliados no gabinete do seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em Brasília.
A fala veio em resposta às críticas feitas recentemente por aliados do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que teriam comparado o Pix a formas de controle estatal sobre o sistema financeiro.
“O Pix tem nome. Foi criado no meu governo, em novembro de 2020, quando o Banco Central ainda não tinha independência”, afirmou Bolsonaro.
O ex-presidente tenta reforçar seu papel no desenvolvimento da ferramenta, que é de autoria técnica do Banco Central do Brasil e começou a funcionar oficialmente em novembro de 2020, sob a presidência de Roberto Campos Neto.
O projeto, no entanto, vinha sendo gestado desde 2018, com estruturação iniciada ainda antes do governo Bolsonaro.
leia também
Apesar disso, o ex-presidente tem feito do Pix uma vitrine de seu governo, especialmente em momentos em que busca reforçar legados na área econômica e digital.
Classificação Indicativa: Livre