Polícia

[VÍDEO] Polícia Civil deflagra “Operação Torniquete” e prende líderes de facção no interior do RN

No local, os policiais apreenderam cerca de 20kg de entorpecentes, sendo maconha e cocaína - Divulgação/Polícia Civil do RN
As investigações da Polícia apontam que o grupo funcionava com divisão de funções e fluxo constante de distribuição de drogas entre Natal e João Câmara  |   BNews Natal - Divulgação No local, os policiais apreenderam cerca de 20kg de entorpecentes, sendo maconha e cocaína - Divulgação/Polícia Civil do RN
José Nilton Jr.

por José Nilton Jr.

Publicado em 02/10/2025, às 15h07



A Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizou a Operação Torniquete para desarticular uma organização criminosa que fornecia drogas em grande escala em João Câmara, resultando na prisão de quatro integrantes, incluindo um líder estadual com histórico criminal.

As investigações, que duraram cinco meses, revelaram uma estrutura organizada com divisão de funções e um fluxo contínuo de distribuição de drogas entre Natal e João Câmara, além da apreensão de 20kg de entorpecentes e materiais relacionados ao tráfico.

Os detidos foram encaminhados ao sistema prisional e a operação contou com o apoio de diversas delegacias, destacando a importância da colaboração da população no combate ao crime, com denúncias podendo ser feitas de forma anônima.

Resumo gerado por IA

Nesta quinta-feira (2), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 85ª Delegacia de Polícia de João Câmara, executou a Operação Torniquete. O objetivo da ação foi o de desarticular uma organização criminosa responsável pelo fornecimento de drogas em grande escala em João Câmara, interior do RN. 

Também participaram da operação a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) e a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP).

Prisões e apreensões

Durante as ações, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva contra integrantes da facção. Entre eles, um homem de 51 anos de idade, considerado o líder estadual do esquema e condenado por roubo qualificado a banco desde 2007.

Além disso, também foram presos um homem de 45 anos, apontado como chefe regional em João Câmara; um operador logístico de 25 anos; e uma mulher de 34 anos, suspeita de atuar no setor financeiro.

Ainda durante a operação, duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e associação criminosa em um imóvel usado como depósito. No local, os policiais apreenderam cerca de 20kg de entorpecentes, sendo maconha e cocaína. 

Também foram apreendidas balanças de precisão, materiais para embalagem, cadernos de anotações e diversos celulares que irão subsidiar as investigações.

Estrutura criminosa

As investigações, que começaram há cinco meses, apontam que o grupo funcionava com divisão de funções e fluxo constante de distribuição de drogas entre Natal e João Câmara.

Leia também

A Operação Torniquete recebeu esse nome por simbolizar a interrupção dos fluxos de comando, logística e recursos entre o sistema prisional e as ruas, diante da influência de líderes que continuam a atuar mesmo encarcerados.

Apoio e encaminhamentos

A ação contou ainda com o suporte da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR/Natal), da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV/Natal) e da SEAP. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Comarca de João Câmara.

Após a prisão, os detidos foram apresentados à autoridade policial e encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça a importância da participação popular no combate à criminalidade. Informações podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating