Negócios
Publicado em 02/05/2025, às 13h34 Redação
O Governo do Rio Grande do Norte divulgou nesta sexta-feira (02) os dados referentes aos empregos gerados ao longo do primeiro trimestre de 2025. O cenário foi considerado otimista com relação a geração de 63.598 postos de trabalho. Os desligamentos representaram 63.199, o que representa um saldo positivo de 399 novas contratações. Os dados constam no Boletim de Empregabilidade do RN - Primeiro Trimestre de 2025, divulgado nesta sexta-feira (02) pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.
Leia mais
Os setores de maior impacto foram: Serviços, com um saldo positivo de 3.038 postos de trabalho, e Construção, com 2.076 novos empregos. Os subgrupos destes setores que tiveram maior destaque foram: em Serviços, “Administração Pública, Defesa, Seguridade Social, Educação, Saúde Humana e Serviços Sociais” responsável por 2.364 vagas, o que reflete a relevância das áreas sociais e administrativas na absorção de mão de obra; e na Construção, “Construção de Edifícios” que gerou 1.225 empregos, indicando dinamismo no mercado imobiliário.
Vale destacar que, o setor do Comércio embora tenha apresentado crescimento mais modesto, fechou o trimestre com saldo positivo de 11 postos de trabalho. E o subgrupo deste setor com maior destaque foi “Comércio por Atacado (exceto veículos automotores e motocicletas)” responsável por 329 novas vagas, demonstrando fôlego na atividade atacadista.
Os municípios que obtiveram o melhor desempenho para o período, foram: Natal com a geração de 1.690 novos postos formais, Ipanguaçu com 476 vagas, São Gonçalo do Amarante com 447, seguidos de Janduís com 388 vagas, Parnamirim com 358 e Riachuelo com 255 vagas.
Na análise do cenário de empregabilidade de janeiro a março, o Boletim destaca que os resultados do primeiro trimestre de 2025 reafirmam o compromisso do Governo do Estado com a geração de emprego e renda. O desempenho positivo dos setores de Serviços, Construção e Comércio, aliado à contribuição significativa de diversos municípios, demonstra a eficácia das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional sustentável.
Para acesso ao Boletim de Empregabilidade - Primeiro Trimestre de 2025, clique AQUI.
Classificação Indicativa: Livre