Negócios
Publicado em 25/05/2025, às 19h34 Dani Oliveira
O Nordeste brasileiro, maior produtor de energia renovável do país e já entre os maiores do mundo, será o centro das discussões sobre a transição energética e a neoindustrialização ecológica na 3ª edição do Brazil Offshore Wind & Power-to-X (BOWPX 2025), que acontece de 26 a 28 de maio de 2025, na Escola de Governo do Rio Grande do Norte.
O evento, consolidado como o maior da América Latina dedicado à energia eólica offshore e às tecnologias Power-to-X que transformam eletricidade renovável em produtos como hidrogênio verde, e-metanol, amônia e aço verde reunirá especialistas de diversos países, como Japão, Alemanha, Dinamarca e Reino Unido, além de autoridades, pesquisadores e representantes do setor produtivo brasileiro.
O Nordeste concentra mais de 90% da produção nacional de energia eólica, sendo responsável por impulsionar o Brasil como uma das maiores potências globais em energias limpas. O potencial técnico brasileiro de energia eólica offshore supera 700 gigawatts, praticamente cinco vezes toda a capacidade elétrica atualmente instalada no país, com a maior parte desse potencial localizada no litoral nordestino.
O Rio Grande do Norte se destaca como um dos principais pontos estratégicos dessa transformação, com o menor custo de produção de energia renovável do mundo, gerando atualmente sete vezes mais energia do que consome. A infraestrutura do estado, aliada à nova regulamentação do setor, favorece investimentos em projetos de energia eólica offshore e na implantação de portos-indústria dedicados à produção e exportação de hidrogênio verde e produtos sustentáveis. Além do Rio Grande do Norte, outros estados nordestinos também despontam nesse cenário.
O evento é promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do projeto Creation, sob a coordenação do professor Mário González, referência nacional na área. Com inscrições gratuitas, a expectativa é reunir cerca de 1.000 participantes em uma programação intensa com painéis técnicos, palestras, rodada de negócios e um curso sobre energia eólica offshore, especialmente direcionado a formuladores de políticas públicas e profissionais de setores estratégicos.
“O Brasil, especialmente o Nordeste, possui hoje o menor custo de produção de hidrogênio verde do mundo. Isso coloca a região como uma das mais competitivas para a fabricação de produtos sustentáveis, como aço verde, fertilizantes nitrogenados e e-metanol. Esse é um caminho não apenas para a transição energética, mas também para uma neoindustrialização ecológica e para o desenvolvimento regional”, destaca o idealizador do evento, Dr. Mário González.
Além do apoio de importantes parceiros institucionais, como a Global Wind Energy Council (GWEC), ApexBrasil, ABEEólica e Sebrae, o evento reforça seu caráter inclusivo, com tradução em Libras, e aposta na articulação internacional para consolidar o Nordeste como um hub latino-americano de exportação de hidrogênio verde e de produtos com alto valor agregado.
Serviço:
3ª edição do Brazil Offshore Wind & Power-to-X (BOWPX 2025)
📅 Data: 26 a 28 de maio de 2025
📍 Local: Escola de Governo do RN
🔗 Inscrições e informações: creation.ufrn.br
📞 Contato para entrevistas: (84) 99942-9020
Classificação Indicativa: Livre