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Publicado em 18/07/2025, às 16h29 BNews Natal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou um investimento de R$ 1,4 bilhão de reais para a continuidade das obras da Ferrovia Transnordestina, durante visita ao município de Missão Velha, no Ceará.
Ao lado de autoridades locais, Lula percorreu, nesta sexta-feira (18), um dos trechos já finalizados do empreendimento e reforçou o compromisso de entregar a obra até o fim do seu mandato, em 2026.
O Nordeste não quer mais ser tratado como a parte pobre do Brasil. O Nordeste precisa ser respeitado, afirmou o presidente.
Lançada originalmente no ano de 2006, durante o segundo governo Lula, a Transnordestina enfrentou diversas paralisações ao longo dos anos.
Durante o discurso, o presidente mencionou as dificuldades judiciais, ambientais e financeiras que atrasaram o projeto e garantiu que, desta vez, os recursos não faltarão para a conclusão da obra.
“Assumi a responsabilidade de que nós vamos concluir essa ferrovia, custe o que custar”, declarou.
Aporte e impacto econômico
Dos R$ 1,4 bilhão de reais anunciados, R$ 600 milhões virão do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) nos próximos meses, enquanto R$ 816 milhões serão provenientes da liquidação do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor), por meio de um leilão de desinvestimento.
O empreendimento possui um orçamento total de R$ 15 bilhões, dos quais R$ 8,2 bilhões já foram aplicados, com recursos públicos e privados. O governo estima que a ferrovia gere um impacto positivo de até R$ 7 bilhões por ano no PIB do Semiárido.
Empregos e operação
Atualmente, 280 quilômetros de trilhos estão em construção, movimentando mais de R$ 4 bilhões em contratos e gerando cerca de 4 mil empregos diretos. A ferrovia terá 1.209 quilômetros de extensão, conectando Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), passando por Salgueiro (PE) e 53 municípios no total.
A previsão é que a operação inicie no fim de 2025, em fase de comissionamento, com os primeiros trens transportando cargas como soja, milho, farelo de soja e calcário.
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A expectativa é integrar e fortalecer as cadeias produtivas da região, reduzindo custos logísticos e ampliando a competitividade do agronegócio nordestino. A Transnordestina é considerada uma das principais obras de infraestrutura logística do país, com potencial de transformar o escoamento da produção agrícola e mineral da região.
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